Compartilhe este texto

Governo mantém aquecido o jogo da judicialização da eleição no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

11/07/2017 19h43 — em
Bastidores da Política



O governador interino, David Almeida, mantém vigilância cerrada em Brasília para ‘aquecer’ o jogo da judicialização da eleição suplementar no Amazonas. O que mostra que a disputa de David não é política, é pessoal; não tem a ver com governar bem o Amazonas, tem a ver com mostrar a ‘força’ que ele se auto atribuiu.

O deputado, que está presencialmente governando os dois poderes, o Executivo e o Legislativo, descamba para o modelo anacrônico do velho caudilhismo.

Se vai dar certo para ele, só Deus sabe, até porque David ‘nomeou’ Deus como seu consultor e marqueteiro político, sem respeitar a regra constitucional que separa Estado e Igreja.

SECRETÁRIOS EM VOO PARTICULAR

Ontem decolaram  de Manaus num avião da Rico Linhas Aéreas cinco integrantes do alto escalão do governo do Amazonas. Foram vistos, no hangar da Ícaro, no avião Citation Excell, prefixo PP-MDB, da Rico.

@@@

O estranho nisso é que o governador interino  diz que cortou todos os gastos com aviões, usando até ele próprio os voos comerciais.

@@@

Mas envia a Brasília servidores graduados em voo particular, de uma empresa que serve ao governo há muitos anos. E se foi para tratar do processo da eleição indireta, pior ainda.

DAVID NÃO EXPLICA ENCONTRO COM BRAGA

Para evitar ‘disse-me-disse’ a respeito de um estranho encontro seu com Eduardo Braga, o governador interino David Almeida (PSD) esclareceu que Rebecca Garcia (PP) é a sua candidata suplementar na atual batalha eleitoral e que irá para o segundo turno com ela. “Ninguém se iluda, vamos para o segundo turno com Rebecca”. Mas David não explicou por que se reuniu com o senador Eduardo Braga, também candidato ao governo.

DEFESA DA UEA

Em canoas diferentes nesta eleição, Alessandra Campêlo e José Ricardo, que criticam tanto o ex-governador Amazonino Mendes, estão defendendo   a UEA, tanto quanto Mendes, que criou a universidade.

SEM CONTINGENCIAMENTO

O deputado Dermilson Chagas já apresentou emenda à LDO de 2018, dando autonomia financeira-orçamentária à UEA, e vedando contingenciamentos e desvios dos recursos.

PROCESSO SUSPENSO

Atendendo representação do MPC, por suposto vício na licitação para a contratação de empresa especializada para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, o relator das contas da Sema no TCE, Érico Desterro, decidiu ontem suspender o processo.

JORNALISTAS NA BR 319

Uma caravana de jornalistas saiu ontem de Porto Velho em expedição pela BR-319 rumo a Manaus, onde deverá chegar amanhã. A “1ª Caravana do Jornalista pela BR-319” é patrocinada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão e Fecomércio de Rondônia.

@@@

Na caravana jornalistas e empresários vão verificar a retomada das obras na estrada. Detalhe: políticos, repórteres-políticos e autoridades foram proibidos de participar.

“NÃO É POR AÍ”

Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), a autonomia financeira não é a melhor solução para a UEA, que recebe em torno de R$ 340 milhões anuais de repasse do PIM. “A coisa não é por aí, é preciso que entre em cena o Conselho Curador reclamado pelos empresários para acompanhar, passo a passo, a aplicação da receita da UEA”, diz o parlamentar.

MARCOS DEMITIDO

Em constante desgaste na relação com a imprensa e membros do governo Arthur, o  radialista Marcos Santos foi demitido ontem do  cargo de secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus.

SEFAZ NA BERLINDA

No pequeno expediente de ontem da Aleam, o deputado Dermilson Chagas cutucou a Mesa Diretora da casa para garantir, logo após o recesso legislativo, a convocação do titular da Sefaz, Francisco Arnóbio, para esclarecer renúncias fiscais de R$ 6 bilhões em favor de empresas do Parque Industrial de Manaus.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, David, eduardo

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.