Compartilhe este texto

David começou errando


Por Raimundo de Holanda

15/05/2017 19h42 — em
Bastidores da Política



DAVID ALMEIDA vem tomando decisões que extrapolam a competência de sua interinidade no governo, convocada por 90 dias pelo TRE, a fim de manter a governança do Estado durante o período eleitoral e até a posse do novo governador. Trata-se, portanto, de um mandato com especificidade de competência e não uma sucessão natural. Portanto, parece lógico o questionamento se David tem legitimidade para promover gastos além daqueles com previsibilidade em setores essenciais, como saúde, segurança e educação.

OS ANÚNCIOS de ações que estavam ‘suspensas’ por motivo da queda de arrecadação são temerários e podem levar a um descontrole fiscal, uma vez que não existe ainda sinal confiável de retomada do crescimento econômico no Estado.

OS DOIS pacotes de obras anunciados pelo governo anterior, no valor de R$ 2,8 bilhões, para serem aplicados neste e no próximo ano, ainda estão em fase de previsão orçamentária. Seu anúncio para "agora"  tem  impacto politico e eleitoral imediatos, mas sinaliza problemas para o próximo governador.

MESMO com a possibilidade de o próprio David Almeida disputar a eleição, não existe garantia de que será ele eleito governador do Amazonas até 2018. Gastar ‘por conta’ é uma prática que levou muitos governos ao fracasso.

BRAGA COBRA AUSTERIDADE

O senador Eduardo Braga (PMDB),cobrou ontem austeridade do governador David Almeida e suspensão dos contratos sob suspeita no Estado, como o da umanizare. 

PV PODE DAR APOIO A WILKER

O presidente da Câmara e virtual candidato a governador do Amazonas, vereador Wilker Barreto  (PHS), manteve encontro ontem com a presidente do Partido Verde no Amazonas, Eliane Ferreira, com quem discutiu a possibilidade de os dois partidos seguirem juntos na disputa eleitoral deste ano. O 'namoro' vai bem, mas o martelo só será batido depois de reunião da executiva estadual dos verdes, que deve ocorrer nos próximos dias. 

PARINTINS NO PORTAL DO HOLANDA

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, visitou ontem o Portal do Holanda, conversou com repórteres e falou das medidas tomadas por sua administração para  ajustar as contas do municipio e honrar compromissos com funcionalismo e fornecedores. Hoje ele estará em Brasília tentando junto ao Ministério do Turismo recursos para o festival Folclórico de Parintins. 

QUANDO O BURACO É BOM

Buracos trazem dividendos para as prefeituras. Quando acumulam, no caso de Manaus, o prefeito recorre a medida extraordinária, que justifica relaxar com as licitações na contratação de empresas prestadoras de serviço emergencial. Alguém sai ganhando com isso. E não é a cidade...

ROTTA NA SEMOSB
 
Sem uma estrutura para tocar o projeto de Mobilidade Urbana, o vice-prefeito Marcos Rotta pode ser ‘redirecionado’ hoje para a Secretaria de Infraestrutura.   
 
ALIANÇAS DE 2016

Com a pré-candidatura a governador tampão confirmada no último sábado, em encontro do PR na Assembleia Legislativa, Marcelo Ramos disse ontem  que trabalha para reativar o leque de alianças políticas das eleições de 2016. Ele afirma que desde a semana passada conversa com o PRB de Silas Câmara, o DEM de Pauderney Avelino e o PSD de Omar Aziz. “Procuro apoios que possam me dar densidade no interior do Estado e as conversas estão adiantadas”, 

SEM PREVIDÊNCIA
 
O senador petista José Pimentel detonou ontem a reforma da Previdência do governo Temer, em audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa. “O local dessa reforma é a lata do lixo. É uma reforma injusta e que prejudica os mais pobres. E prejudica muito mais as mulheres”, sentenciou.
Ouvido por dezenas de sindicalistas e militantes do PT, Pimentel disse que a reforma atinge principalmente os trabalhadores rurais e que, com os 15 anos de contribuição obrigatória 80% deles nunca mais poderão se aposentar. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.