Compartilhe este texto

Os ratos da Odebrecht


Por Raimundo de Holanda

15/04/2017 11h30 — em
Bastidores da Política



As delações da Lava Jato podem estar servindo para descontaminar a politica e aprimorar as instituições, mas também mostram um certo cinismo dos delatores ao apontar comparsas de um crime que eles patrocinaram. A desfaçatez com que Emílio Odebrecht fala dos negócios levados a Lula e os favores que ele teria prestado ao ex-presidente é chocante - menos pelas revelações que faez, mas, muito mais, pelo modo cínico, sem pudores mesmo,  com que relata as relações promíscuas  que mantinha com o ex-presidente. Marcelo Odebrecht, que é a cara pai, vai no mesmo caminho, despejando veneno para matar os ratos  que ele criava. Quem era o chefe da quadrilha?  O pai ou o filho? Os dois. Mas apenas um está preso...

MENTIROSOS CONTUMAZES

“É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo”. Era; porque no Brasil do foro privilegiado negar a verdade até que a culpa seja provada tornou-se a ‘regra número 1’ para escapar da mão pesada da lei. A negação da verdade dá pelo menos 1500 dias de ‘vantagem’ para políticos e empresários envolvidos com a Lava Jato, antes de um julgamento.

@@@

Vejamos o caso Marcelo Odebrecht. Dono de uma das maiores construtoras do mundo  apanhado pela Polícia FederaL acusado de comandar esquema de propinas. Em qualquer situação envolvendo cidadãos ‘sem foro’ e um rombo tão grande de recursos públicos, ele seria considerado chefe de quadrilha e os comparsas que dividiram o botim teriam ordem de prisão expedida imediatamente por um juiz.
 
MULHERES NO PARLAMENTO

 
O Projeto “Memorial Parlamentar”, uma catalogação que compreende o período do início do Poder Legislativo amazonense, em 1852, até os dias atuais, revela de saída, que nestes 165 anos de história parlamentar no Amazonas, somente 14 mulheres conseguiram se eleger deputadas. Vão ganhar uma “Galeria Rosa”, mais pelo heroísmo e o pioneirismo, que propriamente pela participação feminina na composição do plenário. A média é de uma mulher a cada 12 anos.
 
INDIOS EM AUTAZES

Começa neste domingo e termina na terça-feira o III Encontro de Lideranças Indígenas no Amazonas, na Aldeia São Félix, na cidade de Autazes. O encontro faz para da Marcha de Resistência Indígena A previsão é de que pelo 1,5 mil índios de todas a etnias do Amazonas se desloquem para a ‘terra do leite e do queijo’ para debater seus problemas e propor soluções. O coordenador do FOREEIA, Gersem Baniwa, diz que o objetivo é “traçar o rumo das nossas lutas, conhecer melhor os desafios atuais para fortalecer nossos direitos”.

HOMENAGEM A UBALDINO
 
O ex-deputado federal Ubaldino Meireles dá nome ao espaço do Programa Mesa Brasil no Amazonas, o primeiro banco de alimentos da região Norte de iniciativa privada, que será inaugurado pelo SESC-AM no próximo dia 24. O espaço será chamado “Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles da Silva”, em homenagem ao funcionário autárquico e político, cuja trajetória é marcada por conquistas e contribuições para o desenvolvimento do Estado.

Siga-nos no

ASSUNTOS: emilo, lula, Marcelo Odebrecht

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.