Compartilhe este texto

Manaus tem noite longa, quente, nervosa com blecaute


Por Raimundo de Holanda

22/03/2017 22h28 — em
Bastidores da Política



O blecaute que atingiu Manaus na noite desta quarta-feira afetou cerca de  100  mil residencias e provocou protestos em vários bairros da cidade. No Japiim, um ônibus  que rompeu a barreira colocada por moradores na rua Tefé foi apedrejado. 

A concessionária de energia, como sempre demorou a dar explicações. 

A noite promete ser longa. Quente. Nervosa. Há sempre o receio da violência bater à porta. Há sempre a esperctativa da energia voltar, mas vai continuar a incerteza do momento que tudo pode ficar escuro de novo. Sem explicações.

MELO MANTÉM ELEIÇÃO DIRETA

O processo de eleição dos dirigentes  das Fundações da Área da Saúde continuará direto e democrático. Foi o que garantiu nesta quarta-feira o governador do Amazonas, José Melo, que determinou a supressão do  artigo 13 do projeto de Lei que alterava o sistema de escolha.   

RECURSOS PARA MANAUS

O governador José Melo  fechou dois pacotes de financiamentos que somam R$ 485 milhões e que vão permitir   deixar uma marca positiva na Região Metropolitana de Manaus, até o final do seu governo.

Com os anéis viários Sul e Leste, que vão ligar o Distrito Industrial ao Aeroporto Eduardo Gomes e Estrada do Turismo, o trânsito  receberá a oxigenação necessária para ‘quebrar’ o caos em que se encontra.

Não são obras necessariamente políticas, mas o resultado delas deixarão Melo à cavaleiro para uma disputa eleitoral em 2018.

ALIVIANDO TENSÕES

O presidente David Almeida usou ontem o projeto do governo que aumenta a alíquota do ICMS sobre produtos supérfluos como válvula de escape para aliviar a tensão que se formou no plenário, nas galerias e nos corredores da Assembleia Legislativa, antes da votação na ordem do dia. Pelo menos três projetos do governo mexiam com auditores fiscais da Sefaz, funcionários públicos e empresários do comércio e serviços que foram à casa pressionar os deputados.

Logo na abertura da ordem do dia, diante do posicionamento de vários deputados que se dispunham a votar contra o projeto do ICMS, David Almeida suspendeu a sessão e reuniu a bancada da ase aliada para decidir pela retirada de pauta. Deu certo e a votação correu tranquila, com unanimidade para quase todos os projetos.

BELÃO,A RAPOSA

Com seu faro de raposa e a experiência de sete mandatos consecutivos, já no 27º ano de parlamento, o decano Belarmino Lins mostrou ontem toda a sua esperteza política ao apoiar com veemência o projeto de lei 631/2017, do petista José Ricardo, que cria a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção no Amazonas. Belão ‘chamou’ a bancada governista para votar no projeto, mas acrescentou ao ‘pacote’ a indicação de Abdala Fraxe, da base do governo para a presidência. Zé Ricardo sentiu a ‘pernada’, mas não reclamou.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.