Compartilhe este texto

O homem que usava máscaras


Por Raimundo de Holanda

22/02/2017 22h46 — em
Bastidores da Política



Nada mais constrangedor para um homem  do que se olhar no espelho e perceber que usava máscaras, que falava por metáforas, que não acenava para o  povo, mas para si mesmo. E que não tem história, embora tenha passado.  Um homem assim não está de todo perdido. Pode  ainda resgatar a dignidade confessando que, se não mentiu para realizar um projeto de poder,  omitiu muita coisa e fantasiou outras. 

 

O DESTINO DE MARCOS ROTTA

Governar Manaus sempre foi o grande sonho do então deputado Marcos Rotta. Agora, que ele foi atirado pelo titular Arthur Neto  no meio do turbilhão da crise do transporte coletivo, tenta “fazer do limão uma limonada”.  Sem êxito.

Arthur jogou em suas mãos não uma batata quente, mas um caldeirão fervente, sem lhe emprestar sequer uma luva. Rotta anda falando em coisas que sabe que o titular não vai cumprir.

Renovar a frota em meio à crise financeira, colocar ar condicionado nos ônibus e “abrir todas as caixas-pretas do transporte” são velhas promessas nunca realizadas.

Sabe que foi ‘deixado pra trás’ no sacrifício, na ‘onda’ que ameaça outros setores do transporte público que, bem ou mal, ajudam a evitar o colapso total na cidade.

Precisa refletir e abrir o diálogo franco e objetivo com os demais poderes. Afinal, Rotta tem uma biografia a zelar e não pode transformar seu sonho em pesadelo.

DÉFICIT DE PMS

O Amazonas possui apenas 65% do efetivo necessário na PM, conforme levantamento feito pelo UOL, que revela que 25 dos 26 Estados têm menos militares que o previsto em lei estadual que fixa o número ideal de cada batalhão. O Estado possui uma tropa de 9.195 homens, quando precisa de um efetivo de 14.151 soldados.

Ontem o presidente da Assembleia, David Almeida, num gesto de boa vontade, disse que vai devolver parte do efetivo que presta serviço na Casa, ficando só o essencial.

Ele vai dizer o número exato hoje, mas o deputado Sidney Leite disse no início do mês que seriam pelo menos 75 homens.

SAMBA, SEXO, SUOR E CERVEJA

O Carnaval no Brasil é tido como a festa pagã mais desregrada, movida samba, sexo, suor e cerveja. Mas nem todos seguem essa tradição. O Maranata, ou Carnaval Cristão leva católicos praticantes à reflexão e renovação de sua fé. Neste ano, a 24 ª edição do Maranata em Manaus será realizado na Arena Amadeu Teixeira pela Comunidade Católica Nova Aliança e Eterna Aliança, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, durante o dia todo.

BOLSISTAS DA ALEAM

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado David Almeida (PSD, disse que a extinção do programa de bolsa de estudos, envolvendo os servidores efetivos e comissionados da Casa, releva a questão de 28 a 30 estudantes, os quais permanecerão desfrutando dos benefícios até a conclusão de suas graduações.

O esclarecimento foi feito a propósito da extinção do programa, aprovada ontem pelo plenário da Aleam, seguindo recomendações do Ministério Público de Contas (MPC).

REAJUSTE NA PAUTA

Instituições como Assembleia Legislativa,  Ministério Público do Estado e Defensoria Pública promovem estudos sobre a concessão de reajuste aos servidores.

Em 2016, os deputados estaduais aprovaram reajuste da data-base de 5% para o  MP.

BI GARCIA ASSANHADO

O prefeito Bi Garcia (PSDB), de Parintins, acelera sua candidatura rumo à presidência da Associação Amazonense de Municípios (AAM) cujas eleições acontecerão no final de março.

Na semana passada, Bi Garcia visitou a Assembleia Legislativa e conversou com diversos parlamentares que possuem bases no interior do Estado,  buscando apoio à sua pretensão. Ele  concorre com o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (PROS),  de Manaquiri, Jair Souto (PMDB), e com o ex-prefeito de Itamarati, João Campelo (PROS).

Siga-nos no

ASSUNTOS: Arthur Neto, Manaus, tarifa de ônibus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.