Compartilhe este texto

Lava Jato tira o sono de políticos


Por Raimundo de Holanda

19/02/2017 22h18 — em
Bastidores da Política



Depois que a Polícia Federal apareceu na porta do  Márcio Lobão,filho do senador Edson Lobão, e do ex-senador Luiz Otávio, do Pará, as incertezas voltaram a rondar os políticos, que apostavam num abrandamento da lava Jato após o ministro Edson Fachin assumir os processos com a morte de Teori_Zavascki. Tudo parecia caminhar para um bloqueio parcial das ações dos procuradores e um abrandamento do STF, mas a ação da semana passada sinaliza outra coisa: que a Lava Jato, que desembarcou em Belém, Maranhão e outras cidades, pode amanhecer em qualquer lugar tendo como alvos parentes e amigos "operadores" de quem tem foro privilegiado, como é o caso de senadores e deputados federais.

Há um clima de incerteza geral  e as atenções voltadas para as seis horas da manhã, horário que a PF,por força de Lei, começa a cumprir mandados de busca e apreensão. Ou de prisão. Se essa hora passa, os politicos respiram aliviados, até as seis horas do dia seguinte...

O PAI POLITICO ESTÁ DE VOLTA

 Amazonino Mendes tem feito ‘andanças’ e mantido conversas informais para sondar o ambiente político.  Continua antenado em tudo o que acontece no meio e vez por outra ‘desperta’ em interlocutores  lembranças das suas qualidades como administrador público.

@@@

Pai político de todas as atuais lideranças majoritárias no Amazonas, Amazonino tem um lastro de realizações que dificilmente será superado por outro governante no Amazonas.

@@@

Mesmo o seu filho ‘mais rebelde’, o senador Eduardo Braga, a quem Amazonino costuma chamar de ‘trator’ não se aproximou de seus feitos em dois mandatos. Numa chapa de peso, o Negão poderia ‘desequilibrar’ os adversários.

AVANÇO CRIMINOSO

O Ibama apareceu como ‘cicerone’ do programa Globo Rural de ontem, mostrando o Sul do Amazonas sendo devastado pelo avanço da agricultura e da pecuária. Não mostrou nenhuma ‘novidade’, pois é de conhecimento geral esse avanço criminoso contra a floresta amazônica.

@@@

No entanto, o ‘superpoderoso’ órgão, que persegue pescadores e agricultores ribeirinhos no interior, passou atestado de leniência com os grandes invasores e fazendeiros que estão transformando a região num descampado só.  

@@@

Um alerta para o governo e os políticos do Amazonas que não estão envolvidos com interesses agrícolas agirem em defesa da nossa floresta. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Lava Jsto, propina

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.