Compartilhe este texto

Braga citado em delação da Odebrecht


Por Raimundo de Holanda

21/08/2016 23h13 — em
Bastidores da Política



O senador Eduardo Braga vive um dos piores momentos de sua carreira politica. Alvo de acusações de que recebeu cerca de R$ 20 milhões em propina da Andrade Gutierrez, quando governador do Amazonas, agora seu nome reaparece em delação feita  por executivos da Odebrecht. Não ficou claro, pelo que divulgou o Globo, ontem, qual foi o nível de participação de Braga no esquema montado pela construtora na votação da medida provisória 647/2013, convertida em lei em maio de 2014. Mas os executivos relataram que o senador amazonense  acompanhou de perto o debate juntamente com outras lideranças do PMDB.

Como as menções a políticos são feitas em duas categorias: pagamentos a caixa 2 de campanha, e propina referente a obras públicas, e a força tarefa tem rejeitado versões sobre caixa 2, a citação do nome do então líder do governo deixa o senador amazonense numa situação delicada. 

Os depoimentos citados confirmam as investigações da Operação Lava Jato, que chegaram à soma de pelo menos R$ 100 milhões, pagos pela Odebrecht em propinas para o PT, em negociações intermediadas pelo ex-ministro Guido Mantega. 

Braga teria contribuido para votação e aprovação do  pacote de bondade oferecido pelo governo: redução de  34% para 25%  do Imposto de Renda a ser pago sobre lucros obtidos no exterior  pelas empresas brasileiras.  A Odebrecht, com operação em 27 países, foi a mais beneficiada com medida.

O fato é que o inferno do senador não termina aqui. Vem mais denúncias por aí. Algumas explosivas, mas como sempre ele terá espaço para se defender. Esse é um país a ser passado a limpo, mas com liberdade, responsabilidade, justiça, dando aos acusados o direito ao contraditório e a ampla defesa. 

CAMPANHA DE RUA RENDE POUCO

Na campanha de rua em Manaus e no interior os candidatos bem que estão se esforçando, mas o povo parece não estar muito ‘a fim’  de engrossar as bandeiradas e caminhadas. Com o dinheiro minguado que está caindo nas contas de campanha ‘super vigiadas’ pelos órgãos de fiscalização, a militância contratada não está dando pro gasto. Assim, o primeiro domingo de campanha não rendeu o esperado e os candidatos majoritários estão apostando mesmo é no horário eleitoral gratuito, que começará no dia 26 e irá até o dia 29 de setembro.

TCES VÃO PRÁ CIMA DO STF

O presidente do TCE-AM, conselheiro Ari Moutinho, disse neste final de semana que os Tribunais de Contas de todo o país já estão se mobilizando para “reverter essa decisão do STF de desconsiderar o parecer técnico dos TCEs e considerar apenas a apreciação política das Câmaras”. Moutinho também que os TCEs poderão usar as contas não aprovadas de convênios geridas pelos chefes das administrações municipais, que não são apreciadas por vereadores, para barrar gestores que não usaram adequadamente o dinheiro público em suas gestões. 

ARTHUR GRAVA PROGRAMAS

O prefeito  Arthur Neto, candidato à reeleição, começou a gravar no domingo os  programas que serão exibidos durante a propaganda  no rádio e na TV que têm estreia marcada para o  dia 26. 

DEBATE NA BAND

Por falar em candidatos, Marcelo Ramos, Serafim Correa, Silas Câmara, Henrique Oliveira e Luiz Castro, Hissa Abrahão  reuniram assessores ontem para discutir  a participação em debate a ser realizado nesta segunda-feira pela Band Manaus, 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Andrade Gutierrez, bastidores, Eduardo Braga, Manaus, Odebrecht

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.