Compartilhe este texto

'A fila da morte na saúde do Amazonas'


Por Raimundo de Holanda

29/06/2016 23h27 — em
Bastidores da Política



Os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin têm razão quando reclamam do encolhimento dos serviços de saúde no Amazonas. Mas não apontam as causas – uma delas a corrupção que sangrou o estado nos últimos governos do PMDB e que agora tem consequências. Das obras fantasmas do Alto Solimões, passando por um estranho monumento à ponte,  e agora as denúncias de que o  Prosamim gerava  propinas milionárias, construíram uma crise anunciada, agravada pelo momento politico e econômico por que passa o País.  Braga diz que o governador José Melo age criminosamente ao suspender transplantes que na verdade vêm sendo realizados, mas criminosa mesmo é a corrupção que enriquece uns e mata pela fome e o desemprego centenas de amazonenses.  Braga pode dizer que nada  foi provado contra ele – e isso é uma verdade – mas é ele não Melo que vem sendo acusado de corrupção.  E a corrupção é a causa de uma crise construída ao longo do tempo. Se Braga tem mesmo culpa ou não, o tempo vai dizer. Mas se quisesse ajudar o Amazonas não  se aproveitaria de um momento delicado, que mais uma vez ele ajudou a criar, ao fazer parte do governo Dilma-Lula, inclusive como seu líder no Congresso.  

TUDO PROIBIDO PARA CANDIDATOS

A partir do  próximo sábado, fica proibido a qualquer pré-candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. A desobediência é penalizada com a  cassação do futuro registro ou do diploma. Também a partir de 2 de julho é vedada a autorização de publicidade institucional pela prefeitura e demais órgãos públicos.  

O QUE O AMAZONAS GANHA

O deputado David Almeida disse ontem que o Amazonas acabou não tendo ganhos com a suspensão do pagamento das dívidas estaduais, que só beneficiou os Estados que não fizeram o dever de casa de enxugar as despesas e reajustar suas contas para enfrentar a crise. Por isso, o líder do governo defendeu premiação proposta pelo economista Raul Veloso no programa Roda Viva, da TV Cultura, para os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá, que estão atravessando a crise com medidas responsáveis.

SEM O POVO

O arquiteto Sérgio Cruz de Oliveira deu uma ‘cutucada’ nos deputados estaduais, ao lembrar que o projeto da sede da Assembleia Legislativa abriga uma praça com tribuna popular, justamente para caracterizar o papel democrático do Parlamento. Este espaço seria para uso da população onde seus representantes se pronunciariam com todo o amparo da imunidade.  A tribuna nunca foi usada e a área  algumas vezes serviu para festas.

Lula no caminho de Alfredo

Vingativo, o ex-presidente Lula (PT) escolheu o ex-deputado Valdemar Costa Neto para mandar um recado ao deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM) que, segundo fofocas correntes nos bastidores do Congresso Nacional, será candidato ao Senado nas eleições de 2018.

@@@

Lula considera Alfredo como o mais ingrato entre aqueles que “traíram” o governo petista votando pelo impeachment de Dilma Rousseff em 17 de abril na Câmara dos Deputados.

@@@

Conforme Costa Neto, Lula jurou que falaria com Eduardo Braga para barrar a pretensão de Alfredo dentro do grupo comandado pelo senador. Para o ex-mandatário, boicotar Alfredo “é uma questão de honra”.

   

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Corrupção, crise na saude, Eduardo Braga, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.