Compartilhe este texto

O segredo de Ézio


Por Raimundo de Holanda

19/06/2016 23h17 — em
Bastidores da Política



Um dos políticos de maior ascensão na vida pública na década de 1980, Ézio Ferreira morreu na madrugada de sábado, aos 76 anos. Cumpriu dois mandatos de deputado federal, um deles como constituinte em 1987/90, protagonizando um episódio ‘secreto’ na nova Constituição, que foi a mudança de um dispositivo logo após a promulgação, quando a Carta Magna impedia qualquer alteração  antes do prazo para a primeira revisão, que era de cinco anos. Um item dava poderes quase absolutos ao presidente da República e passou despercebido nas discussões e votação; só foi ‘descoberto’ quando o deputado Ulysses Guimarães já havia feito a histórica promulgação. Ézio foi chamado para articular com líderes de oposição e situação uma ‘cirurgia de urgência’, que não vazasse para a imprensa e ficasse em segredo entre eles. Essa história ele queria contar com detalhes num livro de memórias, que não teve tempo de escrever.

A FICHA DE ERON

O velho comunista Eron Bezerra mal lançou sua pré-candidatura a prefeito pelo PCdoB para chamar atenção  pelo tamanho de uma ficha notoriamente suja e que pode atrapalhar o sonho de disputar a prefeitura de Manaus,. Com as contas de 2010 reprovadas pelo TCE e uma condenação no Tribunal de Justiça pelo mesmo motivo, nesta semana Eron ganhou mais uma nota vermelha na folha corrida, esta das contas de 2012. Resultado: a soma de dinheiro que terá que devolver aos cofres públicos é muito alta: R$ 10 milhões

FICHA SUJA PODE SIM,  SE CANDIDATAR

Imagine um eleitor humilde perguntando a um jurista por que a Lei da Ficha Limpa não impede que os fichas sujas   se   candidatem? Vai receber  como resposta que “há uma série de divergências jurisprudenciais em sua aplicação que acaba interferindo na sua efetividade ”. É de dar ‘nó no miolo’, mas graças a essa linguagem empolada gestores públicos de todos os naipes praticam irregularidades e desvios nas administrações sem se preocuparem se vão ser impedidos de se candidatar. Então, ficha suja pode, sim, se candidatar.

HOJE, A TOCHA SE APAGA EM MANAUS

A passagem da Tocha Olímpica será completada hoje com a realização do circuito fluvial, passando primeiro pelo Cigs e seguindo para o flutuante Amigo do Boto Vermelho, no município de Iranduba, depois à tribo Dessana na RDS Tupé, a comunidade Catalão e ao Encontro das Águas, onde deverá chegar às 13h. De lá seguirá para Presidente Figueiredo, parando na Cachoeira de Iracema e Corredeira do Urubuí. No Tupé será carregada pelo cacique Raimundo Pajé e seu filho Reginaldo, da etnia dessana.

@@

A passagem de Tocha Olímpica por Manaus foi monitorada do ar pelo helicóptero modelo Esquilo B3+, da marca Helibrás, da SSP Amazonas. Ontem foi a reintegração dele na força policial, onde será utilizado nas ações de Segurança Pública na capital e cidades do interior. Hoje ele vai voar de novo para concluir o circuito da Tocha em Manaus. Depois....será passado.

PPS ENCOLHEU

O PPS, que foi um partido que já governou o Amazonas com Eduardo Braga, vive agora a condição de partido pequeno e esvaziado, depois de perder o ex-vice-prefeito e seus vereadores de Manaus e o único deputado estadual do Amazonas. Sem nomes de expressão política reluta em aceitar o dirigente Guto Rodrigues como pré-candidato oficial, tendo em vista que o mesmo 

Siga-nos no

ASSUNTOS: #manaus, Amazonas, bastidores da política, ézio ferreira, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.