Compartilhe este texto

Indústrias da ZFM cancelam compras de insumos. Vem mais desemprego por aí


Por Raimundo de Holanda

23/05/2016 23h41 — em
Bastidores da Política



Grande parte da indústria da ZFM já começou a cancelar as importações de insumos para a fabricação de seus produtos, devido a queda na demanda de consumo do país. Já é a segunda vez que o modelo de ‘internação’ da produção industrial mantido em Manaus  dá mostras de que é extremamente vulnerável às crises. A primeira foi durante o governo Collor, no início dos anos 90, quando o faturamento do polo industrial de Manaus chegou ao menor patamar e a queda nos empregos foi recorde. Agora, o modelo novamente prova o ‘fel’ da crise que se abate principalmente nos grandes centros consumidores do país, para onde são direcionadas as encomendas da ZFM. O ex-vice governador do Amazonas, Samuel Hanan,  já dizia que é imprescindível curar essa fraqueza orgânica da Zona Franca: “Basta um espirro em São Paulo, e nós aqui ficamos fortemente gripados”.

ROSSIELLI SUGERE SUBSTITUTO NA SEDUC

O secretário de Educação, Rossielli Soares, esteve nesta segunda-feira com o governador José Melo para entregar o cargo. Sugeriu para substitui-lo três nomes - Calina Hagge Mafra,  Jane Bete Nunes e Maria Nazaré Vicentim - que trabalham como assessores na secretaria. O sucessor deve ser conhecido nesta quarta-feira, quando Melo anuncia o nome do novo secretário.

DESCARTADA GREVE, MAS...

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) descartou nova paralisação hoje por causa de suposto atraso no adiantamento salarial. Os empresários alegam que  esse compromisso foi honrado. Mas ontem houve uma paralisação.  Curta, é verdade, mas houve. E o sindicato dos trabalhadores promete outras, depois de firmar compromisso de que não haveria greve até o julgamento do dissídio da categoria.

ACORDAR PARA A REALIDADE

 Muita gente pode reclamar dos cortes feitos pelo governo no setor de saúde. Pode porque vai ser, ao menos provisoriamente, privado de alguns serviços. Mas quem reclama por que não vai poder brincar de boi ou anda desinformado ou faz parte de um grupo que se alienou a tal ponto que fechou os olhos para os graves problemas enfrentados pelo País e pelo Amazonas. Que tal acordar para a realidade ?

B-A-BÁ DO BOM COMPORTAMENTO

O TCE vai colocar no auditório da Escola de Contas Públicas, hoje e amanhã, 200 vereadores do Amazonas para lhes passar o ‘bê-á-bá’ do bom comportamento no uso e aplicação do dinheiro público, e na condução de suas campanhas eleitorais neste ano. O número de participantes previsto é bem pequeno, apenas 28,24% em relação ao total de 708 eleitos em 2012, dos quais 626 são homens e 82 mulheres. O que mostra que as "BOAS PRÁTICAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA", que é o nome do seminário, não é bem ‘a praia’ dos nossos representantes municipais.

PONTO PARA ARTHUR

O prefeito Arthur Neto ganhou um ponto na regularização da merenda escolar na rede municipal de ensino. Vereadores de oposição e de situação foram ao sistema de armazenamento da merenda na Semed, ver de perto como funciona o modelo que está economizando R$ 500 mil por mês e reduzindo em até 20% as perdas com os gêneros. A presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz disse que na inspeção “se constatou é que há estrutura e a distribuição está ocorrendo de acordo com uma programação que evita ao máximo as perdas”.

JUCÁ FERROU COM O GOVERNO

Especialistas em política já concordam: “Jucá ferrou com o governo Temer”. E ninguém pode dar a desculpa de que foi antes do processo de impeachment. Na conversa com o Machado, da Petrobras, o senador roraimense trata do assunto como se fosse uma ‘armação’ para estancar a sangria da Lava Jato. Agora, Temer terá de provar que desconhecia as relações ‘criminosas’ do seu ministro do Planejamento, exonerá-lo do cargo e recomendar a sua expulsão do PMDB. E se Jucá tem consciência do que aprontou, só terá uma saída: transformar-se ele próprio em ‘boi de piranha’ para permitir que o novo governo faça a ‘travessia’ do rio sem ser devorado. A conversa de Jucá virou para ele um fato incontornável.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, bastidores, Manaus, ZFM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.