Compartilhe este texto

Amazonino pode ser candidato a prefeito de Manaus e ter vice do PMDB


Por Raimundo de Holanda

18/05/2016 21h00 — em
Bastidores da Política



Ele já foi o campeão de votos no Amazonas e venceu seguidamente cinco eleições majoritárias, três para o governo, duas para prefeito de Manaus e uma para o Senado. De quebra, foi prefeito por eleição indireta. Neste ano, tudo caminha para que o último cacique local, Amazonino Mendes,  retorne à disputa eleitoral. Com a expulsão  quase certa do deputado Hissa Abrahão do PDT, que o afastou ontem do comando do partido em Manaus, os dirigentes da sigla   miram  no Negão para ser o candidato a prefeito de Manaus, por ser o único com ‘densidade eleitoral’ para levar o partido a ter   chances numa disputa e formar uma bancada na Câmara. Dentro do PDT já há quem diga que “Amazonino será candidato com toda certeza.” O fato é que há um compromisso do senador Eduardo Braga de ‘recompensar’ o Negão pelo apoio dado a ele em 2014. Assim o vice da chapa sairia do PMDB..

HISSA REAGE

O deputado Hissa Abrahão reagiu a decisão do PDT de afasta-lo do comando do Partido no Amazonas, por conta do “ pecado” de ter votado a favor do impeachment da presidente Dilma. Na prática, o processo de expulsão não é automático e Hissa terá oportunidade de se defender. Mas é uma questão de tempo. Sua expulsão  contempla outros interesses , que não tem ligação com a “ desobediência” do deputado. Tem a ver com interesses regionais e uma  previsível fritura  do parlamentar.

ÁUDIO CONFIRMA DECLARAÇÃO SOBRE PAGAMENTO DE

SUPOSTA  PROPINA A JUIZES  TRABALHISTAS NO AMAZONAS

O presidente do  Tribunal Regional do Trabalho, Lairto José Veloso,  disse desconhecer qualquer denúncia  de suposta propina a juizes trabalhistas, depois de ler nota sobre declarações do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Waldemir  Santana,  nesse sentido. Mas há uma denúncia  sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, além de um pedido de providências para apurar o caso,no próprio TRT.  O Portal do Holanda divulga  áudio no qual Waldemir  fala que dispõe de R$ 500 mil para pagar liminares favoráveis a sindicalistas. Abaixo, o direito de resposta do presidente do TRT. 

Ouça a declaração de Valdemir.


 

MESA FEDERATIVA

A proposta para a formação de uma Mesa Federativa Plena com governo federal, governadores e prefeitos foi defendida ontem em Brasília pelo prefeito Arthur Neto. A grande mesa será para discutir todas as demandas pendentes e novas demandas geradas pela crise econômica. Se acatada pelo governo de Michel Temer, ela vai proporcionar o diálogo aberto entre os entes federativos em torno da distribuição dos recursos gerados pelos contribuintes. Arthur deu como exemplo o documento encaminhado ontem pela Frente Nacional de Prefeitos ao presidente da República, que segundo mele “é realista e não pede aquilo que o governo não pode dar.”

MORTE DE CASADO REPERCUTE

Houve repercussão da morte do médico Rogélio Casado entre os políticos, por suas atividades sociais e humanistas. Serafim Correa disse que ele merece homenagem por tudo o que deixou, por sua dedicação às pessoas mais carentes, a presença nos movimentos sempre defendendo causas sociais, bem como proteger as comunidades tradicionais do interior. Sarafa também lembrou os oito anos da morte do senador Jefferson Péres, no próximo dia 26. “Ele nos deixou exemplos fortes e significativos, e vejo que ele foi poupado de assistir este momento por que passa o Brasil.”

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino Mendes, eleições municipais, Hissa Abrahão, Prefeitura de Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.