Compartilhe este texto

Política migratória de Trump eleva tensão entre brasileiros nos EUA

Por Agência O Globo

27/04/2017 21h04 — em
Mundo



WASHINGTON - Os primeiros cem dias do governo de Donald Trump, que serão completados amanhã, fizeram algo inédito para muitos brasileiros que vivem nos EUA: criar dúvidas sobre o estado de Direito, no país que mais se orgulha de seguir as normas. Mesmo quem tem o famoso green card teme que políticas migratórias do republicano afetem quem tem direito adquirido. Ou seja, as políticas do republicano, de alguma maneira, preocupam a maior parte dos brasileiros que vivem nos EUA, cuja colônia passa de um milhão de pessoas, segundo diversas estimativas.

— Desde que Trump foi eleito, e principalmente após sua chegada à Casa Branca, vimos uma explosão de pedidos de cidadania americana. São muitas pessoas que estão nos EUA de forma legal, com green card, mas que não querem correr o risco e, como tinham direito, acharam melhor pedir logo a cidadania — afirmou Natalicia Tracy, diretora do Centro do Trabalhador Brasileiro em Boston, cidade que concentra, segundo estimativas, 350 mil brasileiros na maior comunidade no país.

Ela conta que os brasileiros parecem viver em outro país, com medo, evitando aglomerações — sobretudo em locais marcados pela presença de muitos imigrantes — e uma nova rotina de economia, a chamada poupança-deportação, ou seja, o dinheiro guardado para pagar os custos do processo e começar uma nova vida caso voltem ao Brasil. Mas a maior tensão é com o caso dos filhos nascidos nos EUA — americanos de direito — que ainda não tinham a cidadania brasileira. Se seus pais fossem deportados, eles ficariam nos Estados Unidos e podem, em casos extremos, ir para adoção em solo americano.

— A comunidade se organizou e houve um recorde nos pedidos de cidadania brasileira para os filhos. Vemos que todos estão pensando em plano A, B e C — disse Natalícia.

A ampliação de boatos e a falta de informações pioram o cenário. Fábio (nome fictício), brasileiro que vive na região da capital americana (e que pediu para não se identificar por não ter autorização de trabalho nos EUA), afirma que alguns de seus amigos na mesma condição chegam a cada dia com um medo novo. O boato mais corrente é a deportação de brasileiros que estão aqui legalmente e a proibição de filhos de imigrantes irem para as escolas.

— O problema é que Trump fala tanta besteira e faz tanta coisa inacreditável que fica mais difícil separar a verdade da mentira. E, como as pessoas estão indo menos a locais de brasileiros, o que mais rola é informação desencontrada no WhatsApp — disse ele ao GLOBO. — Muitas vezes, vemos que essas mentiras são ditas por americanos, principalmente os que contratam a gente, para pressionar e pagar menos por nossos serviços.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo