Compartilhe este texto

May propõe dois anos de transição após o Brexit

Por Agência O Globo

22/09/2017 10h09 — em
Mundo



FLORENÇA, ITÁLIA — Com um tom otimista, em Florença, na Itália, a premier britânica, Theresa May, defendeu nesta sexta-feira um período de dois anos de transição após a saída do Reino Unido da União Europeia, durante um discurso solene em Florença, na Itália. Segundo ela, durante este período, as relações entre o seu país e o bloco permaneceriam intactas, a fim de assegurar uma saída “tranquila e ordenada”. A premier ainda lembrou que UE e o Reino Unido dividem uma profunda responsabilidade para fazer o Brexit funcionar e lembrou que, mesmo que o país tenha escolhido deixar o bloco, ainda é “um membro orgulhoso da família das nações europeias”.

A primeira-ministra ainda admitiu que as negociações para a saída da UE foram muitas vezes difíceis, mas reiterou que tem feito progressos.

— Nós já realizamos três rodadas de negociações e, embora às vezes essas negociações tenham sido difíceis, é claro que, graças ao profissionalismo e diligência dos (negociadores) David Davis e Michel Barnier, realizamos avanços concretos em muitas questões importantes — disse May, ressaltando que o sucesso das negociações “é do interesse de todos”.

May ainda afirmou que o sucesso da UE é “profundamente no nosso interesse nacional”.

— Estamos passando por um período novo e crítico na história da relação entre o Reino Unido e a União Européia. Os britânicos decidiram deixar a UE e ser uma nação global de comércio livre capaz de traçar o nosso próprio caminho no mundo — disse May. — Para muitos, este é um momento emocionante cheio de promessas. Para outros, é preocupante. Eu o olho com otimismo.

A premier ainda defendeu um novo modelo de saída, e afirmou que os exemplos da Noruega e do Canadá são insatisfatórios para o Reino Unido.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo