Compartilhe este texto

Áquila ainda se recupera do pesadelo após terremoto em 2009

Por Agência O Globo

25/08/2016 3h52 — em
Mundo



ÁQUILA, Itália — Os italianos foram arrancados da cama na madrugada de ontem revivendo um pesadelo antigo. Há pouco mais de sete anos, em 6 de abril de 2009, um terremoto chacoalhou a província de Áquila, região central do país, matando 309 pessoas. A tragédia deixou mais de 1,6 mil feridos e aproximadamente 80 mil desalojados.

Para os moradores, o pesadelo ainda não acabou. A periferia da cidade medieval já foi restaurada, mas o centro histórico ainda convive com canteiros de obras, acelerados este ano após a injeção de € 6 bilhões pelo governo do premier Matteo Renzi — € 4,4 bilhões para imóveis privados. Ao todo, 56 mil pessoas tiveram danos em suas propriedades. Com a intensificação das obras, 253 imóveis na área dentro dos muros estão em processo de reconstrução, e este ano 88 negócios já retornaram — a maioria restaurantes e bares — com previsão de outros 60 para o evento de reinauguração no outono do Hemisfério Norte. Das 52 escolas que existiam na cidade antes do terremoto, 26 foram reconstruídas, e o resto começará a ser restaurado ou será incluído na programação ainda este ano.

O problema é que Áquila vem enfrentando um êxodo de moradores nos últimos anos, inclusive por conta do caos provocado pelos trabalhos de sua reconstrução. Assim como as zonas atingidas pelo terremoto de ontem, a província fica numa área de intensa atividade tectônica e já foi alvo de diversos sismos que moldaram sua estrutura urbana atual, compacta e com edifícios de altura modesta. E a cidade se debate entre a reconstrução puramente arquitetônica de seus prédios centenários e uma reconfiguração urbanística que a coloque no século XXI, sem perder suas características e tornando-a mais aprazível aos jovens. Para encontrar soluções, em julho passado foi criada uma organização que já conta com a participação de mais de 60 associações de cidadãos.

O terremoto de Áquila foi de 6,3 graus na escala Richter. O de ontem, de 6,2, com epicentro a apenas 60 quilômetros de Áquila.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo