Compartilhe este texto

No Amazonas, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de sensores para velocistas cegos

Por Portal Do Holanda

10/04/2017 7h41 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/Am - Na busca da promoção da independência e autonomia das Pessoas com Deficiência (PCD), pesquisadores amazonenses estão desenvolvendo uma nova tecnologia que permitirá a velocistas cegos correrem sem a ajuda do atleta-guia, com a criação de um macacão que receberá sinais dos sensores instalados nas pistas e transformará em estímulos táteis aos atletas.

O projeto liderado pela coordenadora do Centro de Inovação em Controle, Automação e Robótica Industrial (CICARI), Ana Carolina Oliveira Lima é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Nilton Lins.

Esta nova tecnologia está concorrendo no Sports Technology - competição internacional que premiará as inovações no mercado esportivo no dia 04 de maio, em Londres.

Um dos parceiros no projeto é o IFAM que desde 2007 por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) vem trabalhando recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais dos PCDs, sendo a única instituição da região Norte a ser chancelada pelo Governo Federal no desenvolvimento de tecnologias assistivas.

Segundo o coordenador sistêmico do núcleo, Dalmir Pacheco, promover a independência destas pessoas por meio da acessibilidade arquitetônica, pedagógica, atitudinal e, principalmente, a acessibilidade comunicacional é uma das missões do Núcleo de Tecnologia Assistiva (APOEMA).

“Nosso trabalho é desenvolver tecnologias que promovam a autonomia e o empoderamento das pessoas com deficiência. Para isso, temos três projetos que trabalham de forma integrada: o Curupira que oferta capacitação profissional ao PCD; o Arumã que capacita profissionais para atuar na Educação Especial e o APOEMA que concebe e desenvolve tecnologias assistivas”, informando que um dos objetivos é a aplicabilidade da pesquisa para o cotidiano e não apenas aos paratletas. 

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou que a instituição tem atuado fortemente na inclusão dos alunos com deficiência nas atividades acadêmicas. “Por meio do NAPNE temos materiais traduzidos para libras e com audiodescrição a fim de atender os alunos cegos. Além disso, contratamos profissionais de libras para atuar nas salas de aula e estamos adaptando os campi mais antigos para atender a mobilidade destes alunos, atendendo o disposto na Lei nº7.835/89 e no Decreto nº 3.298/99 que balizam a política nacional para a integração do PCD", ressaltou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, saúde, tecnologia, Amazonas

+ Amazonas