Compartilhe este texto

Câmara delibera projeto de lei que previne suicídio em Manaus

Por Portal Do Holanda

15/08/2017 13h50 — em



Manaus/AM- A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira, 14, a tramitação do  Projeto de lei 226/2017, de autoria do vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB), que regulamenta ações de combate e prevenção aos jogos, brincadeiras ou eventos que induzam os jovens as mutilações corporais ou até o suicídio, nas escolas administradas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto segue, agora, os tramites da Casa, sendo encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise e formulação de parecer a ser avaliado em plenário.

Pela proposta de Gedeão, o projeto de lei pretende definir um calendário de campanhas periódicas nas escolas para sensibilizar os professores, gestores, pais, familiares e responsáveis  a identificarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas.

Casos

Neste ano, o jogo Blue Whale (baleia azul), conhecido como um game suicida  ganhou destaque nos noticiários e entre os jovens do mundo. No Brasil, uma menina de 16 anos morreu no Mato Grosso após se afogar em uma lagoa na região central de Vila Rica (a 1,2 mil quilômetros de de Cuiabá). A principal suspeita da polícia é a de que a jovem, que apresentava cortes nos braços, participava do jogo da baleia azul.

Já no município de Pará de Minas (MG), foi encontrado no celular do rapaz um grupo de whatsapp chamado "Blue Whale" com pessoas de diversas regiões do país e onde ele enviou uma mensagem de despedida pouco antes de se matar. Aqui no Amazonas, uma mãe recorreu ao conselho tutelar quando observou mutilações nos braços de sua filha de 15 anos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Projeto de Lei, suicídio

+