Siga o Portal do Holanda

Amazonas

'Janeiro Roxo': Manaus ganha ações de combate à hanseníase; Confira programação

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Manaus/AM - Durante todo o mês de janeiro, a Prefeitura de Manaus realiza campanha do ‘Janeiro Roxo’, que são ações em saúde para orientar a população sobre prevenção e tratamento da hanseníase. A abertura da campanha acontece na próxima terça-feira (07), a partir das 09h, no Shopping T4, na Avenida Camapuã, zona Leste da cidade.

Durante a programação serão realizadas triagens dermatológicas, atendimentos médicos (clínicos e dermatológicos), testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, avaliação antropométrica, além de teste de glicemia capilar, aferição de PA, exames de preventivos, imunização e atividades lúdicas para as crianças.

Em 2019, foram registrados 126 novos casos da doença, sendo oito em menores de 15 anos. No período de 2013 a 2018 houve uma redução de 54,2% de detecção geral. Com essas ações, a Semsa espera evitar o diagnóstico tardio da hanseníase.

Programação

Para o mês de janeiro, além das ações de rotina nas Unidades de Saúde, serão ofertados exame de pele e atividades educativas em ações extramuros por vários pontos da cidade:

Dia 9/1: Caminhada no bairro Jorge Teixeira, partindo às 8h da Igreja Católica Santa Clara (Av. Mirra – Jorge Teixeira) até a UBS Dr. José Avelino Pereira (Rua Cravinho);

Dia 13/1: Blitz em frente à Arena da Amazônia, iniciando às 8h30min no cruzamento das vias Av. Constantino Nery e Av. Pedro Teixeira, com distribuição de folder e ação de conscientização;

Dia 25/1: Ação em saúde, a ser realizada em quatro locais do bairro Colônia Antônio Aleixo, de 8h às 12h (Centro de Reabilitação, Policlínica Antônio Aleixo, Escola Municipal Violeta Areosa e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), na Rua Getúlio Vargas, com oferta de vários serviços de saúde para a comunidade.

Dia 31/1: Caminhada iniciando na UBS Lago do Aleixo (Rua Raoul Follereau, n° 112, na Colônia Antônio Aleixo), às 8h, até sede do MORHAN, na Rua Getúlio Vargas.

Governadores 'peitam' Bolsonaro na tentativa de conter autoritarismo

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.