Compartilhe este texto

Em Manaus, casos de malária são reduzidos em 100%

Por Portal Do Holanda

23/12/2016 13h52 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Malária Falciparum, considerada responsável pelas altas taxas de morbidade e mortalidade na região, apresenta índices de contínua redução no município de Manaus. No período de 2013 a 2015, foram notificados 694 casos e, desses apenas 15 casos autóctones (local) para Manaus.

Os números positivos no controle e busca da eliminação do "Plasmodiu falciparum" se devem, principalmente, a adoção da estratégia do diagnóstico precoce e preciso e o tratamento imediato, com a utilização de medicamentos mais eficazes e de melhor qualidade disponibilizado pela rede de saúde municipal.

Do total de 773 Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) na Semsa, 398 trabalham no combate à dengue, febre chikungunya e febre zika vírus, sendo 181 visitando casas, identificando e combatendo focos do vetor, e 375 atuam no controle da malária, doença de chagas e leishmaniose, sendo 104 na função de microscopistas, que coletam material em lâminas para posterior análise, nos 68 laboratórios da rede de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma área para vir a ser declarada livre de transmissão é necessário a comprovação de um tempo mínimo de 3 anos sem registro de casos em seu território.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: malária falciparuz, Manaus, Amazonas

+ Amazonas