Compartilhe este texto

STF arquiva inquérito contra ministro do TCU

Por Portal Do Holanda

05/11/2018 18h17 — em
Justiça & Direito



BRASÍLIA – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira o arquivamento de um inquérito que investigava o ministro Vital do Rêgo Filho , do Tribunal de Contas da União (TCU ). O inquérito foi aberto em abril de 2017, quando foi divulgada a delação premiada dos executivos da Odebrecht . Segundo os delatores, Vital do Rêgo recebeu R$ 350 mil em doações de campanha por meio de caixa dois – ou seja, sem declarar à Justiça Eleitoral.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento ao STF por não ter encontrado elementos suficientes para justificar o prosseguimento das investigações. Fachin concordou. Ele ponderou que o arquivamento não impede a retomada das apurações se aparecerem novas evidências no futuro.

Segundo os delatores, os repasses foram feitos a Vital do Rêgo entre 2012 e 2014. Ele foi eleito senador pela Paraíba em 2010. Um dos delatores, Fernando Luiz Ayres, disse que houve um pedido de repasse de recursos por meio de caixa dois para a campanha de Vital do Rêgo.

Outro executivo, José de Carvalho Filho, confirmou que houve o repasse por intermédio do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em depoimento, Machado negou ter feito qualquer operação envolvendo Vital do Rêgo. A PGR considerou que se trata de contradição relevante, que enfraquece a prova apresentada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Justiça & Direito

+ Justiça & Direito