Compartilhe este texto

Sem nenhuma morte, Eslováquia começa a reabrir lojas

Por Folha de São Paulo

28/03/2020 18h05 — em
Mundo



BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - Um dos primeiros países a adotar medidas drásticas de confinamento para combater o coronavírus, a Eslováquia (Europa central) vai começar a reabrir algumas lojas não essenciais, com a condição de que entre apenas um cliente por 25 metros quadrados.

Entre os negócios que terão a proibição de funcionamento relaxada pelo governo estão lojas e oficinas de bicicletas, lojas de jardinagem e de material de construção e utensílios domésticos.

A Eslováquia, cuja população é de 5,45 milhões pessoas, não registrou nenhuma morte desde que o primeiro caso foi confirmado no país, em 5 de março, e está entre os países europeus com menos números totais de doentes (292, dos quais 2 se recuperaram) e com menor taxa de casos confirmados por 100 mil habitantes (5,4).

Diferentemente de outros países em que a falta de testes pode levar a subnotificação dos casos confirmados, a Eslováquia tem intensificado os exames.

O serviço público realizou 6.470 testes até agora, e laboratórios privados foram integrados ao programa oficial na sexta (26).

O país adotou o confinamento amplo no dia 12 de março, logo depois de a Itália decretar quarentena.

Naquele momento, apenas dez eslovacos haviam obtido resultado positivo para contágio com o novo coronavírus.

Foram proibidas viagens, e as fronteiras ficaram abertas apenas para residentes no país. Todos os eventos culturais, esportivos e religiosos foram suspensos, assim como partidas esportivas.

O governo eslovaco também proibiu visitas a hospitais e casas de idosos e suspendeu aulas em todas as escolas.

Apenas um paciente está em estado grave hoje no país, internado em UTI.

Enquanto a Eslováquia relaxa suas regras, a Espanha, um dos mais afetados do continente, apertou o confinamento neste sábado.

Com 832 mortes em 24 horas, número recorde, o governo determinou que todos os trabalhadores não essenciais devem ficar em casa até 9 de abril.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo