Compartilhe este texto

Kim adota um tom conciliatório com Seul

Por Agência O Globo

01/01/2018 21h01 — em
Mundo



PYONGYANG — Em um discurso surpreendente, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu nesta segunda-feira diálogo com Seul e sugeriu pela primeira vez, nas declarações de Ano-Novo, que seu país poderá participar dos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecerão em fevereiro na cidade sul-coreana de Pyeongchang — a apenas 80 km da tensa fronteira entre os países. Mostrando-se amigável ao país vizinho, Kim afirmou que o acontecimento será “uma boa ocasião para mostrar ao mundo a afabilidade do povo coreano”. Ao mesmo tempo, no entanto, voltou a ameaçar os Estados Unidos e reiterou que seu país está pronto para lançar um ataque nuclear.

Em tom conciliatório, Kim revelou que as autoridades do Norte e do Sul poderiam se “encontrar em um futuro próximo”.

— O ano 2018 será um ano significativo tanto para o Norte como para o Sul, já que o Norte celebrará o 70º aniversário de seu nascimento e o Sul abrigará os Jogos Olímpicos de Inverno — disse. — Estamos dispostos a tomar as medidas necessárias, incluindo o envio de nossa delegação. Autoridades das duas Coreias devem se encontrar urgentemente para debater essa possibilidade. Devemos derreter as relações congeladas.

Em relação a Washington, no entanto, o discurso mais uma vez foi de confronto. Citando um botão nuclear pronto para ser acionado, o ditador disse que seu arsenal está pronto e serve como garantia de que os EUA não irão atacar Pyongyang.

— Todo o território dos EUA está ao alcance de nossas armas nucleares, sempre tenho um botão nuclear na mesa do meu escritório — reiterou.

Ao mesmo tempo, classificou a Coreia do Norte como uma “potência nuclear responsável e pacífica”, e afirmou que só usará seu arsenal se for provocado:

— Os EUA não poderão nunca começar uma guerra contra o nosso país.

Em Seul, o anúncio foi acolhido favoravelmente pela Presidência. “Se os Jogos forem um sucesso, isto contribuirá para a paz, não só na Península Coreana, mas na região e no mundo”, afirmou o governo em nota.

— Nós sempre afirmamos que estamos prontos para dialogar com a Coreia do Norte a qualquer momento e em qualquer lugar se isso recuperar a relação entre os dois países e levar a paz para a Península — reforçou um porta-voz do presidente Moon Jae-in.

O otimismo foi compartilhado pelo presidente do comitê organizador, Lee Hee-Beom. Pyongyang boicotou os Jogos Olímpicos de Seul em 1988, mas enviou seus atletas aos Jogos Asiáticos de 2014 em Incheon, perto da capital sul-coreana.

Para analistas, o Norte pode estar tentando usar o evento para melhorar os laços com o Sul e, com isso, combater as crescentes pressões econômicas e sanções da ONU.

— A Coreia do Norte geralmente ignora o Sul, mantendo a posição de lidar com os EUA por conta própria — afirmou à rede BBC Youngshik Daniel Bong, pesquisador do Instituto Yonsei para estudos norte-coreanos. — Parece agora que ele espera criar um distanciamento entre o Sul e os EUA.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo