Compartilhe este texto

Jornal estatal da Coreia do Norte celebra retomada do diálogo com o Sul

Por Agência O Globo

13/01/2018 12h01 — em
Mundo



SEUL — O “Rodong Sinmun“, jornal oficial do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, celebrou a retomada do contato com os vizinhos do Sul, resultado, segundo o diário estatal, da política “brilhante” do líder Kim Jong-un para a “reunificação nacional”. No artigo, o jornal afirma que a reunião na última terça-feira entre autoridades dos dois países tecnicamente em guerra “provou novamente que não existe problema insolúvel entre o Norte e o Sul dependendo de seus esforços”, informou a CNN.

A reunião de terça-feira foi o primeiro contato entre Seul e Pyongyang em mais de dois anos. Representantes dos dois países se encontraram na vila Panmunjom, na zona desmilitarizada da fronteira entre os dois países. Ficou acordado que a Coreia do Norte enviará uma delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem mês que vem na Coreia do Sul, e que conversas militares serão mantidas entre os dois governos para aliviar as tensões.

No artigo, o “Rodong Sinmun” destaca a importância de “facilitar a aguda tensão militar” na Península Coreana, provocada por testes nucleares e balísticos norte-coreanos e exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul com os EUA. Para o jornal, a “criação de um ambiente pacífico” pode produzir um “clima favorável para a reconciliação e reunificação nacional”.

“É a política mais positiva para a reunificação, pois reflete corretamente a força nacional imensamente aumentada da República Popular Democrática da Coreia, a situação prevalecente e o sempre crescente desejo por reunificação”, diz o texto.

A Península Coreana está dividida desde 1948, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, que levou para a região a disputa entre nações comunistas e os EUA e seus aliados na Guerra da Coreia, em 1950. Após três anos de combates, um armistício foi assinado, com a criação da Zona Desmilitarizada da Coreia na fronteira entre os dois países. Entretanto, o Norte e o Sul continuam tecnicamente em guerra.

No artigo do “Rodong Sinmun”, a Coreia do Norte afirma que irá “abrir as portas para o diálogo, o contato e a viagens de qualquer pessoa na Coreia do Sul, incluindo dos partidos do governo e da oposição, organizações e personalidades, se eles realmente quiserem a unidade e a reconciliação nacional”.

Durante a semana, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jaen-in, afirmou que seu objetivo durante o mandato é promover a desnuclearização da Coreia do Norte e a “solidificação da paz”.

Os contatos entre os dois países foram retomados após o líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmar em discurso de Ano-Novo que gostaria de ver o país competindo na Olimpíada de Inverno. A declaração foi vista como uma abertura para a aproximação entre as duas nações. Após a reunião, um comunicado conjunto informou acordo para o envio de uma delegação norte-coreana para os jogos, com “atletas, uma equipe de torcida, artistas, visitantes um time de demonstração de taekwondo e jornalistas”.

Neste sábado, os dois países anunciaram que uma nova rodada de negociações está agendada para a próxima segunda-feira, dia 15, para aprofundar o planejamento da participação dos norte-coreanos nos Jogos Olímpicos. Já no dia 20, o Comitê Olímpico Internacional irá se reunir com delegações dos dois países.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo