Compartilhe este texto

Ex-vice-diretor do FBI é demitido dois dias antes de se aposentar

Por Agência O Globo

17/03/2018 8h03 — em
Mundo



WASHINGTON — O procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, demitiu na noite desta sexta-feira o ex-vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, dois dias antes de o funcionário de carreira se aposentar. Em comunicado, Sessions alegou que a demissão aconteceu após investigações internas no Departamento de Justiça apontarem que McCabe teria vazado informações para a imprensa. McCabe, por sua vez, afirmou estar sendo alvo de retaliações por ser testemunha-chave da tentativa do presidente, Donald Trump, de obstruir as investigações sobre a influência russa na eleição americana.

— O FBI espera que todos os funcionários adotem os mais algos padrões de honestidade, integridade e responsabilidade — afirmou Sessions, segundo a agência Reuters.

Em longo comunicado, McCabe, que exerceu papel importante nas investigações do FBI sobre a interferência russa no pleito que elegeu Trump, negou as acusações e disse estar sendo vítima de retaliações. Em sua opinião, ele se tornou um alvo político por ter corroborado as afirmações do ex-diretor do FBI James Comey de que Trump tentou pressionar a agência a encerrar as investigações. Trump demitiu Comey ano passado e reconheceu numa entrevista que a decisão foi tomada por causa da “questão russa”.

Após mais de 20 anos no FBI, McCabe foi demitido dois dias antes de completar seu 50º aniversário, o que lhe daria direito a se aposentar com pensão completa. A demissão, nove meses após a saída de Comey, coloca em risco o direito à aposentadoria de McCabe. Também levanta dúvidas se a dura punição foi provocada por pressões políticas do presidente, que já havia usado o Twitter para atacar o funcionário e pedir sua saída.

“Eu estou sendo discriminado e tratado desta forma pelo papel que desempenhei, pelas ações que tomei e pelos eventos que testemunhei após a demissão de James Comey”, afirmou McCabe. “Este ataque à minha credibilidade é parte de um plano maior (...) para contaminar o FBI, as agências de aplicação da lei e a inteligência em geral”.

Na manhã deste sábado, Trump escreveu uma mensagem em seu Twitter comemorando a decisão e atacando McCabe e Comey:

“Andrew McCabe DEMITIDO, um grande dia para os homens e mulheres que trabalham duro no FBI — Um grande dia para a Democracia”, escreveu o presidente americano. “O hipócrita James Comey era seu chefe e fez McCabe parecer um coroinha. Ele sabia tudo sobre as mentiras e a corrupção nos mais altos níveis do FBI!”.

McCabe havia deixado o posto de vice-diretor do FBI em janeiro, mas se manteve na agência aguardando pela aposentadoria.

Sua demissão foi justificada por um relatório crítico do inspetor-geral do Departamento de Justiça, que levou a corregedoria do FBI a recomendar a demissão. O documento, que ainda não foi tornado público, afirma que McCabe enganou investigadores sobre suas relações com um ex-repórter do “Wall Street Journal” que estava escrevendo sobre seu papel nas investigações sobre Hillary Clinton.

No comunicado, McCabe nega ter enganado investigadores. Ele afirma ainda que o relatório do inspetor-geral foi “acelerado” após ele ter testemunhado a portas fechadas no Comitê de Inteligência do Congresso, onde revelou que poderia corroborar com as alegações de Comey sobre a tentativa de Trump de interromper as investigações sobre a influência russa na eleição americana.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo