Compartilhe este texto

Técnica não destrutiva preserva ruas do Vieiralves na implantação do gás natural  

Por Portal Do Holanda

25/05/2016 14h53 — em
Amazonas



Implantar uma rede subterrânea de distribuição de gás natural não significa mais uma série de transtornos para a população. A abertura de vala ao longo das vias foi trocada por um procedimento de perfuração subterrânea, chamado furo direcional, uma das mais modernas técnicas de engenharia da atualidade e que já está sendo adotada no Conjunto Vieiralves, que receberá o combustível em comércios e prédios a partir de 2017.

Desde o último dia 16, trechos da Rua Salvador recebem as primeiras intervenções da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) para a implantação de dutos de 4 polegadas de diâmetro. Eles estão desfilados desde o empreendimento SKN, primeiro cliente da região contratado para receber o gás natural, com direção à Avenida Maceió, para posteriormente se estender às Avenidas Pará, Djalma Batista e, por fim, Darcy Vargas.

Na primeira semana de implantação da rede, nada de valas na pista, apenas pequenas escavações: uma abertura para a introdução do duto, outra para a saída. Afinal de contas, a perfuratriz utilizada no procedimento de furo direcional tem como objetivo poupar ao máximo a superfície, além de reduzir o impacto ambiental e visual, proporcionando uma obra mais limpa.

No exemplo da Rua Salvador, foram exatamente 334 metros de tubulação inseridas nas duas primeiras semanas de obras, em intervenção que passou quase despercebida pelo cruzamento com a Avenida Mário Ypiranga, devendo chegar à Avenida Maceió nesta semana com discrição semelhante, sem valas e em horário estratégico: as atividades só acontecem entre 21h00 e 5h30, sempre de domingo a quinta-feira.

“A abertura de valas longas já é coisa do passado, em Manaus”, destaca o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Junior. “Aperfeiçoamos o método com base nas obras anteriores e adotamos o furo direcional como procedimento padrão da Companhia. O investimento é um pouco maior, mas o impacto nas vias e no trânsito tem uma redução significativa”, observou.

 

Como se instala uma rede de gás natural?

O projeto Vieiralves saiu do papel 90 dias antes das primeiras sinalizações da via envolvida, após trabalhos com topografia, elaboração de projetos, sondagens, cadastramento de interferências e o uso de técnicas com georadar, visando garantir a execução do furo sem incidentes em outras redes subterrâneas. Uma série de procedimentos que garantiram as licenças necessárias ao projeto.

Após a chegada das tubulações de aço carbono na Rua Salvador, a rua foi sinalizada. Eis que foram iniciados os procedimentos de preparação dos dutos, posicionados ainda na superfície, na direção em que serão introduzidos no subsolo. A partir de então, é realizado o procedimento de soldagem. Para este serviço, somente um soldador especializado TIG (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) possui competência para atuar.

Da mesma forma, um profissional especializado é responsável pela realização de ultrassom na tubulação, afim de detectar eventuais falhas na soldagem. Em seguida, a estrutura recebe o revestimento de mantas, que protegem de corrosão as juntas soldadas, e a verificação de toda a tubulação por meio de um equipamento chamado Holiday Detector, que constata possíveis falhas no revestimento. Executadas todas as etapas de preparação do duto, finalmente o processo de furo direcional está pronto para ter início.

Uma máquina perfuratriz de última geração realiza a navegação no subsolo para verificar a profundidade, conforme projeto. Feita a ligação via subsolo de um ponto a outro, ocorre a introdução do duto até a área de desemboque. E assim o procedimento será repetido de trecho em trecho, com a conexão das extremidades da tubulação, que é chamado de Fechamento de Tie-In.  

Finalizada a etapa de furo direcional, o duto ainda recebe testes de limpeza e pressão e, por fim, inertização, com fluxo interno de nitrogênio. E pronto: a rede está preparada para distribuição de gás natural sem riscos de explosão e deteorização dos dutos. As pequenas escavações são recuperadas e a via, já com a opção do gás natural nas redondezas, é liberada para o fluxo normal.

“A Cigás está atuando com o compromisso de tornar mínimo qualquer impacto durante as obras do empreendimento Vieiralves, mesmo com toda a complexidade exigida na expansão da rede de gás natural”, salientou Clovis Correia. Para informações ou reclamações, a Cigás está disponível para atendimento 24h por dia, através do 0800-723-3202.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: implantação do gás natural, não destrutiva, preserva, Técnica, vieiralves, Amazonas

+ Amazonas