Siga o Portal do Holanda

Água

No Amazonas, município vai ganhar sistema de abastecimento de água

Publicado

em

Coronavírus já pode estar dentro de casa


Manaus/AM - A Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) obteve, essa semana, a aprovação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do projeto de construção do sistema de abastecimento de água de Boca do Acre, estimado em R$ 7 milhões.

Considerado um dos mais complexos do Estado, o projeto de engenharia foi avaliado em reuniões com engenheiros de Brasília, e a proposta da Ciama acabou sendo acatada, em função da consistência dos dados técnicos colhidos em campo.

“Estivemos em Boca do Acre para realizar análises do sistema de captação atual e estudos de diversas naturezas, que não deixaram dúvida quanto à melhor solução”, salientou o engenheiro Alberto Magno, da Companhia de Desenvolvimento.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, esse município no extremo sul do Amazonas está localizado na confluência dos rios Acre e Purus, em terras baixas, e possui uma série de peculiaridades.

“Temos em Boca do Acre, na verdade, duas cidades; a que está na parte baixa, às margens dos rios, e uma outra construída, na década de 1970, numa área alta chamada Platô de Piquiá, e que é distante cerca de 7 quilômetros da antiga”, afirma Barbosa, explicando ainda que a parte baixa é mais populosa e sofre com alagações periódicas e com o assoreamento do rio Acre.

Obras previstas 

O planejamento das obras em Boca do Acre prevê duas etapas. A primeira abrange a construção de Centros de Reservação e Distribuição (CRD 1 e CRD 2) com poços de 80 metros de profundidade, reservatório metálico, uma unidade de tratamento, reservatórios elevados e adutora de água bruta. A segunda etapa do projeto deve ligar o sistema à Cidade Baixa, onde será construído um novo CRD.

Fotos: Divulgação/Ciama

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.