Compartilhe este texto

José Ricardo cobra instalação da CPI da Saúde para investigar empresas terceirizadas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

17/08/2017 14h00 — em


Foto: Reprodução

Diante da denúncia que mostra o irmão do governador interino David Almeida (PSD), Daniel Almeida, pressionando a diretora do Instituto Gente Amazônica (Igam) por denunciar o superfaturamento de 780 cirurgias no hospital Delphina Aziz, o líder do PT na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado José Ricardo, cobrou nesta quinta-feira (17) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os desvios de recursos na área da saúde, que ele já vem lutando desde setembro do ano passado para ser instalada. Além disso, o deputado entrará com representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE/AM) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) para que realizem investigação e auditoria nos contratos da saúde.

José Ricardo justifica suas ações afirmando que a terceirização costumeira na administração do Estado parece herança que vai passando de Governo para Governo, pois essa mesma prática ocorreu nos governos de Omar Aziz, de Eduardo Braga, de José Melo e continua no atual Governo. “Parece que terceirização virou moda no Amazonas. David Almeida assumiu o governo para continuar fazendo a mesma coisa. Inaugurou o Delphina Aziz já com empresas terceirizada para tomar de conta”, disparou o deputado informando que esta semana uma comissão de concursados da área da saúde o procurou para denunciar que o secretário de estado da saúde, Vander Alves, não está cumprindo o acordo de convocar os concursados da Susam, sob a justificativa de não dispor de verbas para honrar o compromisso que assumiu.

Ele disse também que há tempos, inclusive no período da campanha eleitoral, vem cobrando do Governo do Estado, e também da Aleam, maior transparência nos contratos entre o Governo do Estado e as empresas terceirizadas. “Está mais do que na hora de ter transparência nos super contratos da saúde. Durante a campanha falei bastante sobre esses contratos que não tem licitação. É lamentável que, depois de tantas denúncias, essa prática de administrar a saúde pública ainda continue ao invés de chamar os concursados da Susam que estão preparados para atuarem em sua função, por um custo menor para o Estado”, destacou José Ricardo.

Por esses e outros motivos é que ele defende a instalação da CPI na Aleam e também investigação e auditoria imediata nos contratos da saúde do Estado, já que existem mais de 600 contratos para serem auditados, no entanto não houve continuidade. “O governador afirmou que somente no hospital 28 de Agosto existem mais de 100 contratos de gestão de serviços, por isso, tem que ser investigados imediatamente. Porque falar em auditoria nos contratos de empresas terceirizadas na área da saúde é, provavelmente, encontrar desvio de milhões de recursos públicos”, concluiu José Ricardo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: governo do estado do amazonas, josé ricardo, saúde

+