afp.com / Sebastien Bozon

BASILEIA, Suíça (AFP) - O Chelsea derrotou o FC Basel por 2-1 com um gol salvador do brasileiro David Luiz nesta quinta-feira em partida válida pelo jogo de ida da semifinal da Liga Europa, na Suíça.

A equipe inglesa abriu o placar com o nigeriano Victor Moses aos 12 minutos de jogo. O Basel empatou na cobrança de pênalti de Fabian Schar, aos 42 do segundo tempo, mas uma cobrança de falta do brasileiro David Luiz nos acréscimos garantiu a vantagem no jogo de volta para o Chelsea.

Com o resultado, os atuais campeões europeus levam a Stamford Bridge uma importante vantagem para a partida de volta.

Num ambiente festivo, com a presença da estrela suíça do tênis Roger Federer no estádio St. Jakob-Park na Basileia, o Basel se mostrou valente e dificultou ao máximo para o Chelsea.

Mas foram os ingleses que abriram o marcador com o nigeriano Moses, que aproveitou um escanteio cobrado por Frank Lampard para marcar de cabeça, aos 12 minutos de partida.

A equipe local teve maior domínio e criou boas chances de gol, mas o Chelsea, com menos posse de bola, aproveitava com perigo os contra-ataques.

Aos 44 minutos, o belga Eden Hazard quase ampliou ao receber uma bola de frente para o goleiro Sommer, mas acabou dominando mal e chutando para fora.

Os suíços continuaram dominando o jogo no segundo tempo, com mais posse de bola e maior agressividade ofensiva. A valentia dos donos da casa acabou premiada quando o lateral espanhol do Chelsea Azpilicueta derrubou Stocker dentro da área. O jovem Fabian Schar, de apenas 21 anos, foi o encarregado da cobrança de pênalti e não tremeu diante do goleiro Peter Cech, empatando a partida a três minutos do fim do tempo regulamentar.

Mas a equipe da casa tomou uma ducha de água fria nos acréscimos, quando o zagueiro da seleção brasileira David Luiz cobrou uma falta com precisão, e o goleiro Sommer não conseguiu evitar o gol da vitória londrina, 2 a 1.

"Temos que nos manter concentrados e não confiantes demais. Quando jogamos bem, podemos ganhar de qualquer equipe, mas não podemos esquecer do exemplo do Tottenham, que foi eliminado pelo Basel", lembrou Rafa Benitez, técnico do Chelsea.

Os jogos de volta das semifinais da Liga Europa estão marcados para 2 de maio. A final está prevista para 15 de maio, em Amsterdã.

Ficha técnica da semifinal da Liga Europa entre Chelsea e FC Basel:

Chelsea - FC Basel 2 - 1

Gols:

FC Basel: Schar (87 de pênalti)

Chelsea: Moses (12), David Luiz (90+4)

Estádio: Sankt Jakob-Park (Basileia)

Público: 36.000

Árbitro: P. Královec

Cartões Amarelos:

FC Basel: Dragovic (70), D. Degen (80), Schar (89)

Chelsea: Cole (68), David Luiz (83)

Escalações:

FC Basel: Yann Sommer - Philipp Degen, Fabian Schar, Aleksandar Dragovic, Park Joo-ho - Mohamed Salah (David Degen 78), Mohamed El Neney (Jacques Zoua 65), Fabian Frei, Die Geoffroy Serey (Marcelo Diaz 61), Valentin Stocker - Marco Streller (cap). T: Murat Yakin.

Chelsea: Petr Cech - Azpilicueta, Branislav Ivanovic, John Terry (cap), Ashley Cole - Eden Hazard (Juan Mata 71), Ramires, David Luiz, Frank Lampard (Oscar 80), Victor Moses - Fernando Torres. T: Rafael Benítez.

NULL


assuntos esportes  futebol  Esportes  

Quer anunciar?

Clique aqui e solicite nosso Mediakit.

Você pode também conferir o certificado de auditoria
clicando no botão abaixo.

Portal do Holanda é auditado pelo IVC