Compartilhe este texto

Hacker diz que vai apagar conta de Zuckerberg no Facebook

Por Portal Do Holanda

28/09/2018 8h47 — em
Mundo



Um hacker taiwanês independente anunciou que vai transmitir ao vivo uma tentativa de apagar a conta de Mark Zuckerberg no Facebook neste domingo.

O autoproclamado caçador de recompensas informáticas Chang Chi-yuan, que busca falhas em programas em troca de dinheiro, disse que vai transmitir a ação contra a conta do bilionário às 18h na hora local (7h no Brasil) na sua própria página na rede social. Ele não deu mais detalhes nem respondeu a perguntas.

“Transmitindo a exclusão da conta do fundador Zuck do FB”, escreveu o jovem, que de acordo com entrevistas anteriores faz 24 anos de idade este ano, para seus mais de 26 mil seguidores no Facebook esta semana. “A previsão é fazer ao vivo”.

Entusiastas da tecnologia da informação da Índia aos EUA rotineiramente expõem falhas em sites de empresas e seus programas, ganhando assim pequenas recompensas financeiras. Mas é incomum que estes chamados “hackers do bem” o façam em tempo real.

Chang, uma pequena celebridade em Taiwan, onde participa de shows de entrevistas para discutir falhas informáticas, foi supostamente processado por uma viação local por invadir seus sistemas e comprar passagens por apenas NT$1 (cerca de R$ 0,12). Ele já publicou diversos “feitos” do tipo – nenhum deles que pudesse ser confirmada de forma independente -, incluindo ataques contra a Apple e a Tesla. Na sua página do Facebook ele está listado como um dos oito “colaboradores especiais” do hall da fama da Line Corp em 2016.

O Facebook, que como outras gigantes do Vale do Silício toca um crescente programa de caça recompensas informáticas, não respondeu a pedidos de comentários. A rede social está na mira de uma série de questões que vão de privacidade à sua resposta às denúncias de ter sido usada para interferir em eleições e a discursos de ódio, e mal pode enfrentar mais problemas relativos à segurança cibernética de seus sistemas.

“Não quero ser propriamente um hacker (do mal), não quero nem ser um hacker”, disse Chang em outra publicação recente. “Estou apenas entediado e exploro isso de forma que possa ganhar algum dinheiro”, acrescentou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Facebook, hacker, zuckerberg, Mundo

+ Mundo