Compartilhe este texto

Uma Vila ainda em construção

Por Agência O Globo

27/07/2016 4h26 — em
Esportes



Segundo o Comitê Rio-2016, na noite desta terça-feira, 25 dos 31 prédios da Vila dos Atletas estavam em perfeitas condições, e os outros seis serão entregues até quinta-feira à noite. Hoje mesmo, a delegação australiana, a primeira a reclamar das instalações, começou a retornar à vila. Por volta das 21h, cerca de 50 atletas do hóquei masculino, arco e flecha e ginástica olímpica e artística entraram na vila, logo após desembarcarem no Aeroporto Internacional do Rio. Com um discurso ensaiado, os esportistas evitaram novas polêmicas.

- Eu soube o que aconteceu, mas não vimos nada ainda. Acabamos de chegar, mas tenho certeza de que será perfeito - afirmou Simon Orchard, da equipe de hóquei. - A Olimpíada é um evento fantástico. Fico feliz que o Brasil está tomando conta de todos nós.

Apesar do discurso otimista - que deve ter seu auge amanhã, às 13h, quando o prefeito Eduardo Paes entregará uma chave simbólica das instalações à delegação australiana, que se mudará integralmente para a vila -, ainda são muitos os relatos e queixas de problemas nas acomodações das delegações estrangeiras. Segundo o "Jornal Nacional", da TV Globo, atletas e técnicos fotografaram falhas como vazamentos, entupimentos e fios expostos e postaram em redes sociais. Profissionais contratados para reparar os defeitos deram depoimentos anônimos ao telejornal, dizendo que encontraram construções inacabadas. No Parque Olímpico, também na Barra, é comum a visão de operários e máquinas, concluindo as construções.

Em Brasília, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que acumula o cargo com a presidência do Comitê Rio-2016, minimizou os problemas, dizendo que é normal "ter reparos em casa".

— Todos nós moramos em apartamentos ou casas. Todos temos problemas em casa. Ou será que ninguém tem?

Nuzman também falou sobre o afastamento do argentino Mario Cilenti, síndico da vila. Cilenti foi afastado do comando até o fim da semana - substituído por Rodrigo Tostes, diretor de operações do comitê, mas poderá voltar após este período emergencial. Primeiro, não temos síndico, nós temos diretores. Nós, por uma força-tarefa, trouxemos o diretor de operações para que ele pudesse corrigir o que fosse necessário. Isso acontece - confirmou Nuzman.

Tostes garantiu hoje que os 31 prédios da Vila Olímpica estarão prontos até o fim da quinta-feira.

- Não estamos tranquilos. Ainda tem trabalho para ser feito, mas eu posso dar essa garantia. Circulei hoje na vila, conversei com os australianos, e o clima já é outro. Hoje temos total controle da situação - comentou Tostes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes