Compartilhe este texto

Nacional comemora 105 anos e presenteia torcida com goleada histórica

Por Portal Do Holanda

15/01/2018 10h01 — em
Esportes


Foto: Divulgação

O Nacional Futebol Clube entrou em campo neste sábado (13), às 16h, contra a equipe do Comercial - AM em jogo-treino e completou a alegria da torcida vencendo o visitante por 5 a 0, sob o comando do técnico Sinomar Naves. A partida foi realizada no Centro de Treinamento Barbosa Filho, localizado no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

Marcado intencionalmente para 13 de janeiro, data em que o Leão da Vila Municipal comemora 105 anos de existência, o jogo-treino contou com a vitória do time azulino e com o apoio de vários torcedores do clube que mesmo com o tempo desfavorável, foram prestigiar o "Leão da Vila" em seu aniversário. A partida prevista para para se iniciar às 15h, precisou ser adiada por conta da forte chuva deste sábado, tendo início apenas às 16h.

Mas como previsto, nada poderia atrapalhar a festa do "Mais Querido", que fez a alegria da torcida garantindo sua segunda vitória consecutiva em jogo-treino realizado para a pré-temporada. No próximo sábado, dia 20, o Leão da Vila Municipal enfrenta o Manaus Futebol Clube, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Amazonense 2018. Já no dia 6 de fevereiro, o Nacional estreia na Copa do Brasil 2018, contra a Ponte Preta –  SP.

Nestes 105 anos de existência, o "Naça" tem em sua sala de Troféus, feitos históricos e taças importantes, símbolos de seu passado glorioso. De 1960 a 1969, quatro campeonatos foram conquistados e dois vices também entraram nessa lista. Com a intenção de se profissionalizar, o Nacional entrou para a história sendo o último campeão de futebol amador e o primeiro a conquistar a vitória no profissional, sendo bicampeão de futebol (1963/1964).

Em agosto de 1969, houve a final do Torneio Nacional Centro/Sul - Norte/Nordeste contra o Grêmio Maringá e com um gol de Pepeta e o Maracanã lotado, o Leão da Vila Municipal sagrou-se campeão da competição. O que se conta é que quando Pepeta fez o gol da vitória, o então presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Flaviano Limongi gritou: “Fizemos história”.

Em setembro de 1972, o time azulino estreou no Campeonato Brasileiro Série A e permaneceu por muitos anos na elite do futebol brasileiro, com disputas em 14 edições da competição. Por esse feito, tornou-se o Nacional, a equipe do Norte do Brasil com o maior número de participações em edições do referido campeonato.

Já em 1981, o Leão garantiu um título a nível internacional, tendo em vista a disputa do Torneio do Pacto Amazônico, que ocorreu em Manaus, ter contado com a  participação dos maiores clubes de países da Amazônia Internacional, como Milionários (Colômbia), Sporting Cristal e Alianza Lima (Peru), além de equipes brasileiras como Tuna Luso – PA e Fast Clube – AM, o que deu um valor a mais na conquista.

Em 1984, um convite para representar o Brasil na Copa do Rei Hassan, que aconteceu no Marrocos, rendeu ao clube a primeira excursão de um time nortista para fora da América Latina. Além de disputar o Campeonato Brasileiro Série A naquela época, o time azulino ainda trouxe consigo o troféu do torneio, que foi realizado em homenagem ao Rei daquela monarquia.

Além de todos esses títulos, o Leão da Vila Municipal continuava sua trajetória como maior campeão amazonense de todos os tempos e, de quebra, ainda conseguiu feitos impressionantes como o Tetracampeonato estadual (1983-1986); o Pentacampeonato amazonense por duas vezes (1916 a 1920 e 1968 a 1972); e o primeiro e único time a conseguir ser Hexacampeão do Estado (1976-1981)

Criado em 1913, o Leão da Vila Municipal surgiu de um desentendimento entre o capitão do extinto Manaós Sporting – AM e o seu presidente, Edgar Melo Freitas. O jogador decidiu sair do clube, com o apoio de José Marçal dos Anjos, criaram a Associação Esportiva Eleven Nacional, que hoje é o Nacional Futebol Clube. A partir daí a equipe fez sua primeira participação no Estadual no ano de 1914, mas só venceu a competição em 1916, ano que deu início à conquista do seu primeiro pentacampeonato (1916 a 1920).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes