Siga o Portal do Holanda

Esportes

Grêmio inaugura estátua de Renato em clima de jogo e com 8,5 mil na Arena

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Renato Gaúcho virou estátua em grande estilo. Nesta segunda (25), na esplanada da Arena do Grêmio, o clube gaúcho inaugurou a homenagem ao maior ídolo do clube tricolor. A peça em bronze foi revelada ao antigo camisa 7 e cerca de 8,500 pessoas que acompanharam o evento com grande dose de emoção. Ao final da inauguração, o ex-camisa 7 foi para os braços da torcida e gerou choro coletivo.

O atual treinador do time gremista não conteve as lágrimas durante a cerimônia e também quando foi convidado a se manifestar. Antes, a diretoria fez questão de conferir grande peso emocional ao ato.

"É difícil falar. Perguntei a muita gente o o que eu poderia falar numa hora dessas. Me disseram para falar com o coração. É difícil. É um momento histórico, difícil achar palavras (..) Queria muito, muito, muito, que meus pais estivessem aqui hoje. Para eles sentirem orgulho do filho que eles colocaram no mundo. É um dia especial para todos nós", discursou. "Faz algumas semanas que não durmo por causa dessa homenagem", completou depois.

A estátua foi um pedido do próprio treinador, após o título da Copa do Brasil de 2016. No final do ano seguinte, o projeto engrenou.

"Me lembro de chegar ao hotel em Buenos Aires e encontrar o Renato. Brincaram comigo, ele veio e me abraçou. Eu disse 'Se ganharmos essa Libertadores, eu garanto que a estátua sai'. Passaram praticamente dois anos e aqui se concretiza o sonho do Renato que passou o sonho de todos os gremistas", disse Carlos Biderman, presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio.

O público chegou ao estádio como se fosse dia de jogo. A movimentação intensa no entorno, típica das partidas na Arena, se confirmou na esplanada. A área de circulação que envolve o equipamento foi preparada para receber grande número de pessoas. A banda da Geral do Grêmio, principal torcida organizada, apareceu e reforçou o ambiente de jogo. O hino do clube foi entoado e ajudou os presentes a entrarem no clima, entre os minutos de espera pela chegada de Renato e a revelação da estátua.

Até às 17h30, o Grêmio contabilizou chegada de cinco mil pessoas para a cerimônia. A final do evento, foi atualizado para oito mil e quinhentas pessoas. O público foi concentrado logo após uma rampa de acesso e ficou de frente para a estátua. A peça foi envolta em um palco elaborado, com direito a palavra imortal estilizada. Um dos momentos mais marcantes da tarde foi quando Romildo Bolzan Jr., presidente do clube, se manifestou.

"Quero não chorar? Quero não chorar. O Grêmio, quando se reúne, quando se une, e principalmente quando caminha caminha longos são momentos de muitas alegrias. Nosso clube vive hoje um dos maiores momentos de sua história", bradou Bolzan, sempre em tom ameno, mas desta vez mais eloquente.

O Grêmio se mostrou engajado ao extremo na homenagem. Após o Conselho Deliberativo formar um grupo especial para tocar o projeto, Renato foi consultado sobre detalhes da estátua. A equipe de artistas plásticos manteve contato frequente com o antigo camisa 7 e fez força-tarefa para evitar o vazamento de imagens da obra concluída.

Crime organizado infiltrado na política

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.