Compartilhe este texto

Entenda como nasce a grama do Maracanã

Por Agência O Globo

20/03/2018 18h03 — em
Esportes



A sequência de shows que aconteceram durante o mês de fevereiro fizeram com que a grama do Maracanã, que estava lá desde o final das Olimpíadas, precisasse ser trocada. O caminho até ela ficar pronta é longo. Mais de um ano desde o primeiro plantio, ainda no sitio, em Saquarema, na região dos lagos. Três meses antes, o tratamento se intensifica para que faltando apenas 15 dias para as partidas ela possa passar pelo complexo e delicado processo de replantio, já no Maracanã. O GLOBO acompanhou cada detalhe para contar como nasce a grama do Maracanã. E avisa a quem for de pista no show do Pearl Jam, que acontece nessa quarta feira, é melhor ter cuidado onde pisa: o tapete custou R$ 300 mil.

A grama custa caro, mas os fãs da banda americana podem pular com tranquilidade. Os agrônomos, da Greenleaf (empresa responsável pelo manutenção e instalação da grama) e da Itograss (responsável pelo plantio) garantem que o gramado da espécie aguenta até 72h coberta. Para o show do Pearl Jam hoje é previsto que ela fique menos que isso. Assim, ela estaria totalmente em condições para a final da Taça Rio, no dia 25 de março.

O percusso da grama é longo e ele vai além dos quase 90 km que percorre para chegar do sitio, onde é plantada, ao Maracanã. O processo começa um ano antes. E, ao contrario do que se pensa, ela não é plantada com semente. A grama que foi retirada em outro momento brota de novo naturalmente. Assim depois de receber fortificantes, anti-fungos, anti-pragas e ser cortada de dois em dois dias, ela está pronta para ser transferida para um dos estádios que a utilizam. No Rio, apenas São Januário recebe uma especie diferente de , a Tifway 40. O Nilton Santos a Ilha do Urubu e todos os Centros de Treinamentos dos times grandes do Rio recebem a . Frequentemente há o equivalente a dois campos de futebol plantados na fazenda.

Ao chegar no estádio, a grama é instalada e muda de rotina. É regada quase todos os dias — quando não chove muito —, cortada cinco vezes por semana e recebe areia estabilidade do tapete. No inverno, algumas sementes da grama de inverno são jogadas para que ela resista a menor incidência do sol. Com o desgaste dos jogos, pode ser, que parte dela precise ser trocada. Esse processo é mais simples e rápido. Normalmente atinge só a área dos gols.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes