Siga o Portal do Holanda

Três dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho

Publicado

em

Os sinos dobram e governo do Amazonas não escuta


Olá seguidores tudo bem? Você já teve alguém que te incomodasse tanto no seu ambiente de trabalho? Só quem passou ou passa por isso sabe a dificuldade diária que é conviver com um “embuste” (risos), mas calma sempre há um jeito pra tudo, por isso o nosso espaço hoje é para solucionar isso, acompanhe as dicas e ponha em prática.

1. Levante a bandeira branca

O mais importante é exercitar a paciência e benevolência. Afinal, na maioria dos casos, você tem que conviver com essa pessoa já que trocar de emprego nem sempre é uma solução ou opção plausível. Normalmente as pessoas difíceis precisam de coadjuvantes para exercer esse papel. Isso significa que você não pode entrar no jogo da pessoa.

Bancar o indiferente também não é uma boa estratégia. Ignorar pode ser uma faca de dois gumes, pois ela pode se irritar ainda mais e o conflito piorar. A estratégia, então, é manter a compostura e não agir pela emoção,não se deixe machucar. O ideal é parar e encarar as situações racionalmente.

2. O outro lado

Confrontar não é recomendado. A atitude tem de ser reflexiva e analítica. Tente compreender a pessoa, o contexto em que ela vive e os valores que tem. Esqueça o rótulo de vilão e vítima.

As pessoas difíceis normalmente esperam que as outras hajam do jeito que elas querem e ao descobrir a origem disso, você começa a prever o comportamento dela e a desenvolver uma maneira de lidar com ela.

3. Apoio

Quando você está esgotado e já tentou de tudo, recorra a uma ajuda externa. Converse com o superior responsável se a pessoa difícil é um colega de trabalho ou com o RH da empresa. Em alguns casos, vale até recorrer a terapia em grupo.

Às vezes, uma intervenção é necessária vinda de cima para baixo. Mas cuidado ao tomar essa decisão. Você pode passar para os outros a imagem de dedo duro ou, até, incapaz de solucionar problemas.

Então é isso caros seguidores, coloque em prática e nada de se estressar, qualquer ajuda estou nas redes sociais @antoniocarloscfilho e até a próxima.

 

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.