Siga o Portal do Holanda

Quer seguir carreira de pedagogo? Saiba como anda o mercado e seus desafios

Publicado

em

Prof. Antônio Carlos Filho: Olá seguidores, tudo bem? Hoje no quadro profissões vamos dialogar sobre a carreira de Pedagogo, como está o cenário atual e como você deve procurar o melhor caminho para o sucesso profissional. Para isso, recebemos hoje Bruno Porto.

Como foi sua decisão para escolher a profissão de pedagogo?

Aconteceu quando, aos 17 anos enxerguei alguns sinais bem claros durante a minha vida até então. Até esse momento, desejava ingressar na área de direito, assistia a muitos filmes relacionados ao tema, gostava de cenas de julgamento, tribunais e etc. Porém, observei mais atentamente e percebi a seguinte característica: Paixão por ensinar! Tudo que eu aprendia, gostava de ensinar, dialogar e refletir sobre outras formas de ensinar. Além disso, meu pai exercia a função de “divulgador de livros”, desde os 06 anos, o acompanhava no “banco do carona” em suas visita nas escolas e os livros ficavam de fácil acesso, mergulhei na leitura muito cedo, quer clássicos literários, quer leituras do cotidiano. Todos esses aspectos me levaram a área da Pedagogia, ingressei em 2005 na Universidade do Estado do Amazonas e iniciei minha carreira na área.

Quais os benefícios e percalços da profissão?

Destacaria três principais benefícios: A possibilidade de exercer a liderança por meio da composição de uma equipe gestora, pois a habilidade de articulador e facilitador são características marcantes do pedagogo; assessorar a equipe docente e tal função exige uma capacitação constante e busca por atualizações na área da educação, ensino, metodologia e didática; a possibilidade de atuação profissional em diversas áreas como escolas, gestão escolar, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, bibliotecas, brinquedotecas, escola de idiomas, ensino a distância, assessoria pedagógica, educação especial, treinamento de recursos humanos, museus e muito mais, desde que com a especialização específica para atuar em cada uma dessas áreas.

Quanto aos percalços é notório que na maioria dos casos o reconhecimento e valorização de sua real função são desafios a serem superados. A função do pedagogo não se restringe a ser o “disciplinador” de alunos e “fiscal” da rotina escolar, vai muito além, trata-se de um profissional responsável pelo processo educativo, o que certamente impacta profundamente na realidade escolar.

Quais as áreas em ascensão da pedagogia, e como está sua carreira hoje?

As mudanças e exigências do mercado também impactam o profissional da pedagogia, portanto as áreas específicas de gestão, coordenador, educação especial e treinamentos estão cada vez mais em evidência. Destacaria também o cenário das novas tecnologias, robótica, aplicativos e o mundo da internet como formas de diferencial do pedagogo, visto que são características constantes da realidade dos alunos e sociedade em geral.

Minha carreira está voltada para o treinamento, orientação, assessoria e supervisão pedagógica. Atuo como supervisor pedagógico da coordenadoria distrital de educação 01, Seduc-AM, tutor presencial no polo Uniube Manaus e como Coach de Carreira, tendo os adolescentes, empreendedores e profissionais como público alvo, aplicando ferramentas de coaching para que alcancem a realização profissional.

O que você indica para quem está começando ou pretende fazer pedagogia?

Por se tratar de uma área em que a interação humana é imprescindível, seja presencial ou por meio da EAD, é importante gostar de pessoas, entender suas necessidades e principalmente, ser um profissional que tenha encantamento em auxiliar outros profissionais ao seu redor. Além disso, busque frequentemente novos conhecimentos, cursos livres, pesquisas em nível de especialização, mestrado ou doutorado, workshops e qualquer fonte de conhecimento que agregue e traga valor a sua formação. Busque sempre um diferencial para sua carreira, seja você graduado ou acadêmico de pedagogia, “não espere se tornar para agir como deseja, viva seu sonho desde já”!

Aproveito a oportunidade para desejar a cada um dos meus colegas pedagogos, um excelente dia 20 de maio (dia do pedagogo), que nossa linda missão de vida seja a cada dia mais valorizada na sociedade, muita força e estamos juntos!

È isso ai Bruno obrigado pela sua participação e tenho certeza que irá agregar  muito na formação dos nossos seguidores! Sigam @bpeducacionalcoach que ele atenderá vocês com maior carinho.

As crianças que perdemos

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.