Compartilhe este texto

Chico Preto assina carta de compromisso com Movimento Ficha Verde

Por Portal Do Holanda

27/08/2014 14h37 — em



O candidato ao governo do Amazonas Chico Preto, esteve reunido nesta terça-feira, 26, com representantes do Movimento Ficha Verde para discutir pontos convergentes de seu Plano de Governo para o Amazonas com a Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e assinou na ocasião a carta de compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida que contém elementos-chave para o avanço do desenvolvimento sustentável do Amazonas a partir do fortalecimento da gestão ambiental e territorial, da manutenção da floresta em pé e da produção sustentável, a melhoria da qualidade de vida das áreas urbanas e das cidades do interior.

“São quatro anos em que a gente pode lançar as bases dessa mudança de comportamento, e que seja algo que a própria comunidade percebendo a sua inclusão passe a cobrar uma pauta constante das ações do governo, percebo que há propostas para o meio ambiente que entram mais pelo charme do tema do que pela crença nas questões ambientais. Eu acredito”, afirmou o candidato Chico Preto.

 

Autor de duas leis voltadas para a produção sustentável, Chico recordou durante entrevista para o portal Ficha Verde as leis aprovadas pelas Assembleia Legislativa de sua autoria que criaram o Programa da Regionalização da Merenda Escolar, o Preme, e tornou obrigatória a compra de itens da merenda escolar da rede estadual de ensino de produtores do Amazonas e a lei do mobiliário escolar. Ambas beneficiaram por meio de incentivos os produtores locais e a geração de emprego e renda, que em um ano arrecadou cerca de R$ 30 milhões de reais, um valor que antes era enviado para fora do estado.

Ainda sobre a produção sustentável, Chico Preto chamou atenção para a produção de pescado ainda insignificante no Amazonas, apesar da tendência natural que o estado tem para a atividade.

“É inconcebível o Amazonas ser dependente da produção de piscicultura de Rondônia e Roraima, é preciso ampliar essa criação em cativeiro. O Estado do Amazonas pode estar para a produção de peixe assim como o Mato Grosso está para a soja. É a lógica que me move e a partir daí pensar no beneficiamento dessa produção que é altamente sustentável”, alertou o candidato.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições 2014

+