Compartilhe este texto

Mais de 30 mil eleitores no Amazonas estão em dívida com a Justiça Eleitoral

Por Portal Do Holanda

05/03/2015 17h57 — em
Amazonas



O eleitor amazonense que não votou e nem justificou sua ausência nas urnas nas últimas três eleições tem 60 dias, a contar o dia 02 de março, para regularizar sua situação junto ao TRE-AM. A informação é do Tribunal Regional Eleitora (TRE), que ressaltou que o prazo para sanar esta pendência se estende até o dia 04/05.

Importante esclarecer que cada turno é considerado uma eleição. Logo, se o eleitor deixa de votar ou de justificar em uma eleição em que houve dois turnos, serão contabilizadas duas ausências no seu histórico.

No Amazonas, 30.436 eleitores estão em situação irregular, dos quais 20.627 concentram-se na capital. Se esses eleitores são procurarem seus respectivos cartórios eleitorais para justificar as ausências ou obter a quitação mediante o pagamento de multa, terão o título cancelado.

Os eleitores para os quais o exercício do voto é facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas relações de faltosos, bem como as pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso.

As relações contendo os números dos títulos passíveis de cancelamento já podem ser consultadas nos cartórios eleitorais desde o dia 25 de fevereiro. As listas podem sofrer pequenas alterações por conta de revisão do TRE-AM.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: eleição, TRE, turno, Amazonas

+ Amazonas