Compartilhe este texto

Plano Plurianual da educação municipal é debatido em Manaus

Por Portal Do Holanda

10/08/2017 16h08 — em
Amazonas



Manaus/AM- Representantes da Sociedade Civil Organizada, servidores, gestores e diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório do órgão, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, para participar de uma audiência pública a fim de discutir o Plano Plurianual (PPA) do órgão. O plano elaborado pela Semed comporá o PPA da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), sobre o qual as discussões ocorrerão no mês de novembro.

Como parâmetro para início das conversas, foi esmiuçado para os participantes a situação atual da Semed, as conquistas e quais pontos precisam ser melhorados. Como resultado do quadriênio 2014-2017, houve reduções nas taxas de distorção idade/série, do abandono e elevação da aprovação escolar, da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do cumprimento do currículo mínimo, bem como do nível de formação dos educadores da rede.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, lembrou que há muita coisa a ser melhorada e, por isso, é necessária a contribuição de todos para a construção do Plano, justamente para atender as metas do Programa Municipal de Educação (PME) que são: universalizar o ensino fundamental para a população entre 6 e 14 anos até 2024, garantir que 96% dos alunos concluam o Ensino Fundamental em idade recomendada, alfabetizar as crianças na idade certa e atingir, até o ano de 2024, as notas de 5,5 e 6 no Ideb, respectivamente, nos Anos Iniciais e Finais. Ela considerou o momento de discussão, um avanço enorme em uma gestão democrática.

Para que o debate acontecesse de forma organizada, foram separados 16 grupos de discussões, divididos em oito temas, para os quais foram eleitos alguns tópicos centrais de discussão. O mediador do encontro foi o diretor do Departamento de Planejamento, João Carlos Filho. Ele explicou o funcionamento dos debates.

A discussão corrobora com o ideal da Semed em dar voz a todos. Para a gestora da Escola Municipal Ivomar Lima, Alvanice Lopes, a ação só tende a melhorar a educação do município.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: educacão, Manaus, Plano Plurianual, Amazonas

+ Amazonas