Compartilhe este texto

Premiê grego vai a Ítaca e diz que ‘Odisseia’ dos resgates financeiros acabou

Por Agência O Globo

21/08/2018 9h27 — em
Economia



ATENAS - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, foi à ilha de Ítaca nesta terça-feira, num gesto simbólico para comemorar o fim de oito anos durante os quais o governo recorreu a planos de resgate internacional.

— Ítaca será identificada novamente com o fim de uma Odisseia dos tempos modernos muito difícil para o povo grego — disse o premiê ao chegar à ilha.

No poema épico de Homero, Ulisses volta para sua Ítaca natal depois de lutar na guerra de Troia e ficar perdido no mar durante 10 anos.

Tsipras fez um pronunciamento oficial na ilha um dia depois de a Grécia encerrar seu terceiro acordo de resgate financeiro com credores internacionais, que financiaram o país a partir de 2010 em troca de reformas duras e austeridade fiscal.D ois outros pacotes vieram em 2012 e 2015. No total, o país recebeu € 288 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de outros países da zona do euro, no maior resgate financeiro da História.

Em 2010, analistas temiam que a crise grega pudesse forçar o país a sair da zona do euro, abrindo uma ruptura no bloco. A Grécia se manteve no euro e terminou o período de supervisão de suas políticas públicas pelos credores internacionais. Mas sai do pacote, ou dessa “Odisseia” como descrita por Tsipras, com uma dívida pública equivalente a 180% do Produto Interno Bruto (PIB) local e com uma economia que é, hoje, um quarto menor do que em 2007. Hoje, um terço da população vive abaixo da linha da pobreza e o desemprego atinge 22% da população.

— Não estamos dizendo que todos os problemas foram solucionados porque encerramos o resgate financeiro, não comemoraremos — disse o vice-ministro da Economia, Alexis Haritsis, à estatal TV ERT — Mas é um dia significativo e é um sucesso conseguir sair de uma vigilância dura.

Nos próximos anos, a Grécia terá de manter seu programa de austeridade e buscar superávits fiscais e não estão descartados novos cortes no pagamento de aposentadorias e pensões em 2019.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia