Compartilhe este texto

Ministro nega que Rússia tenha suspendido importações de carne brasileira

Por Agência O Globo

20/11/2017 15h11 — em
Economia



BRASÍLIA — O , Blairo Maggi, afirmou que não há fechamento do mercado russo à . Segundo ele, o país anunciou um restrito a algumas empresas em cujo produto foi encontrado ractopamina, um hormônio de crescimento proibido na Rússia.

— Não fechou o mercado, eles citaram três ou quatro empresas.

Segundo ele, essa substância é permitida no Brasil mas o Ministério da Agricultura tem um sistema de controle de exportação para que apenas produtos sem a ractopamina sejam enviados para os países que a proíbem. Para Maggi, o país europeu está correto em apontar possíveis fraudes, que serão corrigidas pelo Brasil.

— Para o Brasil e muitos países a ractopamina é permitida. A Europa e a Rússia não aceitam. Nós temos um programa no ministério que rastreia isso e nós temos a garantia de que o produto que vai para a Rússia não tem. Se alguma empresa fraudou, deixou passar ou não conseguiu controlar isso, cabe sim a eles fazerem as considerações e nós fazemos as correções aqui. N considero isso como mercado fechado, mas uma coisa que acontece permanentemente.

O Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária da Rússia , e impôs controles sanitários mais rígidos a outras cinco empresas.

O controle mais rígido foi aplicado aos frigoríficos JBS, Aurora, Frigoestrela, Frigol e Frigon. As restrições estão em vigor desde o dia 30 de outubro. Já a proibição contra os produtos MataBoi vale a partir do dia 15 de novembro. O motivo para a decisão russa foi a identificação de substâncias fora dos padrões do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia