Compartilhe este texto

Megainvestidor George Soros fatura com o Brexit

Por Agência O Globo

25/06/2016 10h26 — em
Economia



LONDRES - George Soros, que afirmara antes do referendo britânico que o Brexit traria forte desvalorização da libra e uma crise para as finanças das pessoas comuns parece ter registrado grande lucro da inesperada saída do Reino Unido da UE.

O bilionário é amplamente conhecido por ter “quebrado” o Banco da Inglaterra em 1992, quando apostou contra a libra, no dia que ficou conhecido como “Black Wednesday”, e teria ganho 1,5 bilhão de libras.

Embora o montante exato amealhado por Soros depois do Brexit não seja conhecido, documentos públicos mostram que ele dobrou suas apostas no começo do ano de que as ações cairiam.

Desde o referendo, na quinta-feira, os valores de ações e a cotação da libra foram fortemente afetados. Na sexta-feira, a moeda britânica alcançou seu menor valor em relação ao dólar desde 1985.

Soros também investiu pesado em ouro, cujo valor subiu, após o resultado do referendo, ao maior patamar desde 2014, com os investidores procurando ativos considerados seguros.

Antes do referendo, o megainvestidor nascido na Hungria comprou US$ 264 milhões da maior mineradora de ouro, a Barrick Gold.

Quatro dias antes do resultado da votação, Soros escreveu um artigo no jornal britânico no “The Guardian” afirmando que “um voto pelo Brexit tornaria algumas pessoas muito ricas — mais a maioria dos eleitores consideravelmente mais pobre.”

Em 1992, a histórica aposta de Soros contra a libra ajudou a forçar o governo a retirar a moeda da negociação no European Exchange Rate Mechanism, após a cotação da divisa despencar 15%.

Mas Soros, cuja fortuna já somava 18 bilhões de libras antes do referendo, não foi o único investidor a conseguir um grande ganho com o Brexit.

Crispin Odey, chefe da Odey Asset management, apoiou financeiramente a campanha pela saída do Reino Unido e apostou cerca de 7,5 bilhões de sua empresa de que o Brexit aconteceria. Ele teria ganho mais de 220 milhões como resultado da vitória do Brexit.

— Eu acho que eu posso ser o vencedor. Eu tive um ano bem difícil — disse Odey, um dos homens mais ricos do Reino Unido, à agência de notícias Reuters.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia