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INSS promete acabar com as filas de agendamento em Rio e SP até agosto

Por Agência O Globo

18/03/2018 15h03 — em
Economia



BRASÍLIA - O INSS afirma que, até agosto, vai acabar com as grandes filas para agendar atendimento nas agências do Rio e de São Paulo. O presidente do órgão, Francisco Soares Lopes, disse ao GLOBO que os moradores das duas cidades, que hoje podem levar até seis meses para ser atendidos, e muitas vezes não conseguem nem sequer agendar atendimento pelo telefone 135, passarão a conseguir horários nas agências em no máximo dez dias úteis.

Para fazer essa mudança radical, Soares Lopes disse que aposta no programa de informatização INSS Digital, em fase de implementação. Até 1º de julho, afirma o presidente, todos os processos passarão a tramitar de forma eletrônica em 100% das 1.680 agências do INSS no país.

No Rio e na região metropolitana, o INSS diz que já em abril estarão disponíveis na internet, pelo portal meu.inss.gov.br, todas as principais informações que hoje levam os cidadãos a abarrotar as agências, como contagem de tempo de contribuição, entrada em processos de aposentadoria, pedidos de pensão por morte ou salário-maternidade, entre outros. Ao todo, 15 serviços passarão a ser oferecidos na rede.

Quando o processo estiver concluído, os segurados serão orientados no atendimento eletrônico a usar a rede para obter as informações, e mesmo quem for à agência será ensinado a usar a internet. Será preciso fazer um cadastro e obter uma senha.

_ Vamos distribuir cartilhas nas agências para orientar os segurados. Se conseguirmos tirar 30% das pessoas de dentro das agências, já estaremos eliminando mais de 60 mil atendimentos por dia, o que é bastante coisa. Temos um projeto estratégico para acabar com as filas no Rio e em São Paulo. Até agosto, a fila de agendamento vai acabar nos dois estados _ diz Soares Lopes

Projetos-pilotos dessa agência informatizada já estão ocorrendo no Rio e em outras cidades. No Rio, a partir desta segunda-feira (19) as agências Presidente Vargas, Méier e Centro estarão em treinamento para entrar no INSS Digital. Na semana que vem, será a vez das agências Copacabana, Praça da Bandeira e Barra. Na primeira semana de abril, outras nove agências.

Com o pedido de concessão de benefícios sendo apresentado e analisado de forma eletrônica, Soares Lopes espera diminuir à metade o tempo que o INSS leva para conceder uma aposentadoria, por exemplo, que hoje chega a 90 dias.

_ Quero fazer cair esse tempo para 45 dias, em média _ diz o presidente do INSS. _ Até novembro, 3 milhões de processos que demandam ação imediata do INSS estarão digitalizados. Todos os novos processos tramitarão de forma eletrônica. Isso vai acelerar em 30% o tempo de análise.

Avançando na informatização, o INSS tenta diminuir o caos provocado pela falta de servidores nas agências. A debandada aumentou com a discussão da reforma da Previdência.

Hoje, o déficit em todo o país chega a 16 mil funcionários, e Soares Lopes tenta obter autorização para convocar até junho 450 pessoas já aprovadas em concurso anterior. Se a área econômica do governo não autorizar nem isso, será preciso abrir outro concurso, o que atrasará ainda mais a reposição de quadros.

Com isso, haverá guichês expressos na entrada das agências para orientar as pessoas a sair das agências e procurar um ponto de internet no lugar mais próximo.

Haverá uma preocupação especial com os segurados mais velhos, pouco afeitos à internet. Eles serão orientados a pedir a ajuda de filhos e outros parentes. Hoje, 62% das agências já estão em fase de digitalização.

_ Não vai haver diferença nenhuma para o segurado. Tanto na agência quanto na internet, ele vai receber um protocolo com a data do atendimento. Pelo Meu INSS poderá acompanhar todo o andamento processual. E tudo ficará mais rápido _ diz o presidente do INSS.

O atendimento presencial nas agências ficará mesmo para perícias médicas e outros serviços que não podem ser feitos de forma eletrônica. Com o novo pente-fino no auxílio-doença, por exemplo, o número de perícias se multiplicou por dez nas agências, o que agravou as filas.

Outra novidade anunciada por Soares Lopes é a criação, até maio, de uma superintendência do INSS exclusivamente para o Rio. Até hoje, o Rio é atendido pela mesma superintendência de Minas e Espírito Santo. Soares Lopes diz que a mudança dará mais autonomia administrativa ao Rio, e permitirá ao INSS atender melhor os segurados de Rio, São Paulo e Minas, que concentram cerca de 70% da demanda do órgão.

O segurado poderá obter informações sobre seus vínculos trabalhistas registrados no INSS e poderá saber quanto tempo falta para se aposentar.

Histórico de todas as contribuições do trabalhador ao INSS, para saber se a empresa está repassando a contribuição de forma correta e quais os meses em aberto.

O sistema indicará se o benefício pode ser concedido automaticamente, ou permitirá o agendamento.

O sistema também dirá se o benefício pode ser automático, ou também permitirá o agendamento.

O segurado poderá fazer o cadastramento, desde que o cônjuge ou companheiro esteja cadastrado no INSS.

Mostra o pagamento mensal do benefício do INSS, podendo ser usado para pedidos de empréstimo e para abertura de contas, entre outras coisas.

O beneficiário do INSS poderá obter na internet o extrato anual do Imposto de Renda.

O segurado que solicitou auxílio-doença poderá saber pela internet se foi capacitado para o trabalho ou não.

É possível agendar a perícia inicial e a perícia de revisão do auxílio-doença.

Por este serviço, será possível obter o histórico de descontos em folha para pagamento dos empréstimos, além de informações como margem do consignado e valores das parcelas.

Comunica ao segurado a concessão do benefício e explica a fórmula de cálculo da renda mensal e o banco que fará o pagamento.

Será possível corrigir dados cadastrais no sistema do INSS, como endereço e telefone.

Para os enquadrados no artigo 29 da Lei 9876/76, será possível saber se é possível rever o cálculo do benefício.

Informa se há benefício sendo pago para determinado número de CPF.

Será possível substituir o telefone 135 pela internet para agendar atendimento nas agências e a distância.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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