Siga o Portal do Holanda

Economia

Fitch mantém rating do Brasil e vê risco em instabilidade do governo Bolsonaro

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A agência de classificação de risco de crédito Fitch manteve o rating BB- do Brasil, abaixo do grau de investimento. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14), a agência alerta para o risco a reformas fiscais e econômicas com o Congresso fragmentado e instabilidade política do governo de Jair Bolsonaro.

"A falta de estabilidade do governo Bolsonaro e falta de uma base confiável no Congresso pode fazer as reformas difíceis e mais demoradas, especialmente aquelas que requerem emendas constitucionais. As eleições municipais de 2020 podem diminuir a janela para reformas. Finalmente, as perspectivas da reforma podem sofrer caso a economia tenha um desempenho abaixo do esperado nos próximos meses", diz o comunicado da Fitch.

A agência americana também aponta a alta e crescente dívida interna, rigidez da estrutura fiscal e fraco crescimento econômico como justificativa a manutenção do rating.

Segundo a Fitch, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve ter um crescimento de 0,8% em 2019 e de 2% em 2020. As previsões estão abaixo das médias de 3% e de 3,2%, para 2019 e 2020 respectivamente, de demais países na faixa de crédito BB.

Em dezembro de 2015, o país perdeu o selo de bom pagador, quando saiu de BBB- para BB+.​ Em maio de 2016, a classificação caiu novamente, para BB. Em fevereiro de 2018, veio a última queda: BB-.

O documento ainda aponta como pontos positivos a aprovação da reforma da Previdência, que deve gerar uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos, e desinvestimentos na Petrobras e em bancos públicos.

No fim de outubro, o risco-país do Brasil medido pelo CDS (Credit Default Swap) de cinco anos foi ao patamar mínimo em mais de seis anos.

O índice funciona como um termômetro informal da confiança dos investidores em relação a economias, especialmente as emergentes, e sua queda pode indiciar uma melhora futura no grau de investimento do país.

Nesta quinta, o CDS está em 123 pontos, oito pontos acima da mínima do ano, mas ainda um dos patamares mais baixos dos últimos anos.

Gente armada causa pânico em boate de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.