Compartilhe este texto

Empresa aérea escandinava faz campanha e recebe críticas da extrema-direita

Por Folha de São Paulo

22/02/2020 9h27 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - “O que é verdadeiramente escandinavo? Absolutamente nada”. Essa é a frase com que a companhia aérea Scandinavian Airlines System abre um vídeo publicitário. A campanha da empresa tentou mostrar o papel da viagem e retratar a diversidade da região, que engloba Dinamarca, Suécia e Noruega, e gerou reações de grupos de extrema-direita e anti-imigração.

A narração do vídeo traz alguns exemplos de elementos de outros países absorvidos pela cultura escandinava. “Nossa democracia? Os créditos vão para a Grécia”, “os icônicos moinhos de vento foram inventados na Pérsia”, “E o pão de centeio? É turco” são algumas das frases usadas.

Ainda segundo a peça publicitária há uma “única coisa escandinava”: “sair para o mundo nos inspira a pensar grande, apesar de sermos muito pequenos, porque toda vez que vamos além de nossas fronteiras, adicionamos cores, inovação, progresso, adicionando o melhor de todos os lugares aqui”.

Nas redes sociais, comentários se polarizaram. Alguns ainda pedem boicote e criticam a empresa, enquanto outros dão parabéns à atitude.

“É tão doentio que uma companhia aérea se autodenomina escandinava e ao mesmo tempo diz que não há nada escandinavo. A SAS se comporta totalmente como se tivesse morte cerebral ao tentar eliminar nossa cultura e tradição. Nunca mais SAS agora”, diz em sueco um crítico.

Partidos anti-imigração e de extrema-direita na Suécia e na Dinamarca também se manifestaram dizendo que a campanha desrespeita a cultura escandinava.

“Eu sempre viajei muito com o SAS, mas teria um gosto ruim na boca se o fizesse de novo, porque eles cospem em nós assim”, disse Søren Espersen, porta-voz de relações exteriores do partido do Povo Dinamarquês.

Após muitos ataques, a companhia retirou a primeira versão da campanha em menos de 24 horas após o lançamento, em 11 de fevereiro, segundo o jornal britânico The Guardian.

“Não poderíamos aceitar ser uma plataforma para valores que não compartilhamos”, afirmou a empresa em nota. “É lamentável que o filme seja mal compreendido, que alguns optem por interpretar a mensagem e usá-la para seu próprio propósito.”

“As experiências que trazemos de nossas viagens nos inspiram como indivíduos, mas também como nossa sociedade”, afirmou a empresa.

Depois, já no dia 12 de fevereiro, foi publicada uma versão mais curta com a seguinte mensagem nas redes: “Somos orgulhosos de nossa herança escandinava. Muitas das coisas que hoje chamamos de escandinavas foram trazidas para cá e refinadas por escandinavos curiosos, de mente aberta e inovadores. Viajantes trazem para casa grandes ideias”.

Na última quinta (13), segundo TVs locais, uma rua no centro de Copenhague, capital da Dinamarca, foi fechada brevemente, depois que chegou por email uma ameaça de bomba à &Co, agência de publicidade responsável pela campanha. A polícia foi ao local para uma revista no edifício, mas nada encontrou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia