Compartilhe este texto

Cambridge Analytica suspende diretor executivo, em meio a escândalos

Por Agência O Globo

20/03/2018 16h03 — em
Economia



WASHINGTON - A empresa de mineração de dados e publicidade política Cambridge Analytica anunciou, nesta terça-feira a suspensão de seu diretor executivo, Alexander Nix. A informação veio a público em meio ao escândalo de dados envolvendo a empresa e o Facebook. O executivo também é alvo de investigação independente e deu declarações polêmicas à imprensa.

Em nota, a companhia explica que a medida tem “efeito imediato” enquanto está pendente uma investigação independente, que não dá detalhes sobre o assunto.

A Cambridge Analytica — que trabalhou na campanha de Donald Trump na eleição presidencial de 2016 — teria tido acesso indevidamente a dados de 50 milhões de usuários do Facebook e, depois, não teria destruído as informações quando a rede social assim o exigiu.

Nix foi também alvo de uma operação secreta do Channel 4 News, que está levando ao ar os comentários do executivo esta semana. Ele foi gravado em vídeo pelos repórteres, que se passaram por potenciais clientes da empresa querendo influenciar eleições no Sri Lanka. O vídeo mostra Nix discutindo os serviços da empresa como incluindo o uso de propina, prostitutas e desinformação.

— Não precisa ser verdade — afirma Nix em uma das gravações levadas ao ar esta semana. —Só é preciso que se acredite.

“Os comentários recentes do senhor Nix gravados secretamente pelo Channel 4 e outras alegações não representam os valores ou operações da empresa, e sua suspensão reflete a seriedade com a qual nós vemos esta violação”, explica o conselho da Cambridge Analytica no comunicado desta terça-feira.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia