Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

No Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, saiba mais sobre a doença

Publicado

em

Foto: Divulgação

Popularmente conhecido como reumatismo, as doenças reumáticas atingem atualmente cerca de 15 milhões de brasileiros de todas as idades, com maior incidência em mulheres na faixa de 30 a 40 anos e idosos acima de 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Celebrado no dia 30 de outubro, o dia nacional de luta contra o reumatismo foi criado para conscientizar a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado.

De acordo com o ortopedista do Hapvida Saúde, Rodrigo Polo, o reumatismo não é uma doença em si.  “É um termo que reúne várias doenças que comprometem articulações, ossos, tendões e músculos, além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite, fibromialgia, entre outras”, explica o médico.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população. As doenças reumáticas também podem comprometer órgãos do corpo humano, como rins, o coração, pulmões e o intestino, assim como a pele.

Sintomas

Dentre as diversas formas de se manifestar, as doenças reumáticas apresentam como principais sintomas:

- dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;

- vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;

- dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

- dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

- dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço

O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos – com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros – e tratamento farmacológico – com o uso de medicamentos.

Tratamento

O ortopedista destaca que as doenças reumáticas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a um importante comprometimento da qualidade de vida, pois muitas vezes provocam uma limitação para a realização de diversas atividades do dia a dia.

O especialista observa que todo tratamento deve ser individualizado, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida. “Essas melhorias incluem desde a mudança para hábitos alimentares saudáveis, adotar a prática regular de exercícios físicos, controle de peso e redução da oxidação e inflamação. Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças reumáticas”, esclarece o médico do Hapvida, Rodrigo Polo.

Saiba mais

Conheça algumas características de seis doenças reumáticas que acometem a população brasileira:

Artrite Reumatoide – doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações várias articulações com causa ainda desconhecida.

Fibromialgia – síndrome caracterizada por dor muscular generalizada crônica, dor à palpação da musculatura, alterações do sono, cansaço e problemas com humor, concentração e memória.

Gota – doença inflamatória que acomete sobretudo articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima do normal

Lombalgia – dor que ocorre na região lombar inferior; problema comum que afeta mais pessoas que outra afecção.

Lúpus Eritematoso Sistêmico – doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente.

Osteoartrose – também designada como Osteoartrite, é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos popularmente como ‘bicos de papagaio’.

Sobre a chacina de sábado em Manaus: 'Ainda tem alguém vivo aí dentro dessa casa?'

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

ABFO: SOMMELIER EMIL LECAMP, GERENTE DE MARKETING IMPORTADORA CANTU


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.