Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Mastigar cravo-da-Índia acelera metabolismo e melhora hálito, mas nem todos podem usar

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Especiaria presente em diversas receitas de doces, o cravo-da-Índia também é conhecido por ter propriedades medicinais e até contribuir para a perda de peso.

Na internet, não é difícil encontrar receitas e recomendações de como usar essa especiaria para diversos fins, e a nutricionista e especialista em emagrecimento Ana Luisa Vilela afirma que ela oferece, sim, benefícios à saúde.

Ainda assim – especialmente quando o assunto é perda de peso –, ele não é tão milagroso quanto costumam dizer.

Para que serve o cravo-da-Índia?

Emagrecimento

Uma das mais divulgadas formas de se usar a especiaria está relacionada ao processo de emagrecimento, e, segundo a especialista, apesar de o cravo ajudar, ele não faz milagres. Isso porque é, assim como o gengibre, a canela, a pimenta e o chá-verde, um alimento termogênico, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo.

“Sozinho, ele não tem o poder de emagrecer, mas, em associação a outros condimentos, pode ajudar na termogênese corporal e acelerar o metabolismo”, explica Ana, reforçando que, para que os resultados realmente apareçam, é preciso acompanhar a ingestão da substância de uma dieta.

Alívio da dor de dentes e mau hálito

Conforme explica Ana Luisa, o cravo-da-Índia tem, sim, propriedades que contribuem com a saúde bucal. De acordo com a especialista, o condimento tem ação antisséptica e anestésica, tornando-se eficaz para auxiliar no combate de dores de dente e até do mau hálito.

É importante lembrar, porém, que o condimento não deve substituir medicamentos prescritos por especialistas.

Digestão

Além das propriedades antissépticas e anestésicas, Ana afirma que o cravo também tem ação digestiva, e, sendo assim, pode ajudar no combate a problemas decorrentes da indigestão, como enjoo, gases e queimação no estômago.

Óleo de cravo nos cabelos e na pele?

Não é difícil encontrar indicações para se usar o óleo essencial do cravo na pele e nos cabelos com a promessa de deixá-los mais bonitos e resistentes, mas, segundo o dermatologista Luis Eduardo Vila Pascoal, seu uso é arriscado.

"Não indico o uso caseiro de óleos essências porque são muito sensibilizantes, podem dar alergia", diz o especialista. Ele afirma, porém, que há a possibilidade de incluir a substância em fórmulas manipuladas em farmácias e receitadas por especialistas para usos específicos.

 

Como ele deve ser utilizado?

Chá

De acordo com a nutricionista, a melhor forma de usar a especiaria para melhorar a digestão, o hálito, aliviar a dor de dente e auxiliar no processo de emagrecimento é fazer um chá com a especiaria.

“A ingestão recomendada é de duas xícaras de chá por dia, feitas com até quatro cravos ao todo”, explica, reforçando que a ingestão pode ocorrer a qualquer momento do dia.

Mastigação

Outra possível forma de usar a substância, segundo Ana, é simplesmente mastigar o cravo. Conforme explica a especialista, essa técnica traz os mesmos benefícios que o chá feito com a especiaria.

Contraindicações

Conforme explica Ana, nem todos podem ingerir o cravo-da-Índia para esses fins. Segundo ela, não é recomendado que crianças tomem o chá de cravo em grandes quantidades e gestantes devem evitar a bebida, já que ela pode aumentar as contrações do útero. fonte: VIX.com

 

No país das mulheres, homens são cidadãos de segunda classe

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.