Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Goiaba alivia cólicas menstruais e melhora saúde dos ossos

Publicado

em

Foto: Pixarbay

A goiaba é uma fruta tropical originária da América Central. Ela é muito rica em antioxidantes, vitamina C, potássio e fibra. O seu extrato pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue em diabéticos ou aqueles em risco. O consumo moderado dessa fruta pode ter um efeito positivo na saúde cardíaca diminuindo a pressão arterial, o colesterol "ruim" e aumentando o colesterol bom”.

Consumir pelo menos 6mg de extrato de folha de goiaba diariamente pode ajudar a diminuir os sintomas de menstruação dolorosa como câimbras estomacais. A goiaba é uma excelente fonte de fibra dietética e vários estudos mostram que o extrato de suas folhas tem ação antimicrobiana. Consumir a goiaba ou o extrato dela pode prevenir ou reduzir sintomas de diarreia e constipação. Ela é uma fruta rica em fibras e pobre em calorias, tornando-a uma excelente aliada na perda de peso.

Com um sabor marcante, a goiaba é uma fruta típica dos países tropicais. É consumida “in natura” e também muito utilizada em sucos, doces, geleias e xaropes. Na culinária, pode substituir o molho de tomate em algumas receitas, beneficiando principalmente quem tem problemas de saúde por conta da acidez.

Principalmente quem busca uma alimentação mais saudável deve evitar o consumo de doces produzidos com a fruta. Mas, claro, não é necessário eliminar os produtos do cardápio. O ideal é aproveitar, mas com moderação.

Benefícios

Principalmente “in natura”, a fruta oferece diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitamina C, oferecendo cerca de 80 mg em 100g. A quantidade é quase o dobro da recomendada por profissionais da área da saúde. A vitamina A também é presente na fruta.

Outra vantagem: a goiabada tem mais potássio que a banana. Este mineral ajuda na prevenção de doenças e regula o metabolismo, contribuindo ainda na saúde óssea, circulatória e nervosa. Além disso, ajuda no ganho de massa muscular.

Radicais livres

Os licopenos e outros antioxidantes presentes na goiaba ajudam a combater os radicais livres, que danificam células sadias do corpo. Com isso, ajuda na prevenção de doenças do coração e também no tratamento de câncer da próstata, pulmão, bexiga, mama, ovários, entre outros.

Bolsonaro esvazia Suframa e falha na promessa de asfaltar BR 319

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.