Compartilhe este texto

Mais de 2 toneladas de drogas são retiradas de circulação entre 2015 e 2016

Por Portal Do Holanda

24/05/2016 20h49 — em
Policial



Manaus/AM - Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou o balanço de apreensões referentes ao ano de 2015 e dos primeiros quatro meses de 2016. No total, foram contabilizadas mais de duas toneladas de entorpecentes retiradas de circulação pelas esquipes da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

De acordo com o titular da Depre, Thyago Tenório, a quantidade de drogas apreendida foi a maior da instituição neste período e em comparação a gestões passadas. Em 2015, a Denarc e a Depre contabilizaram mais de uma tonelada e meia de entorpecentes apreendidos. Este ano, as apreensões já alcançaram meia tonelada, igualando-se ao mesmo período do ano passado. Pelas estatísticas, somente em 2015 e 2016 foram apreendidos 2.109,53 mil quilos de drogas, entre maconha e cocaína.

Thyago Tenório explicou que o balanço demonstrou que a quantidade de maconha apreendida foi maior que a de cocaína.  No total, foram apreendidos 1.438,485 mil quilos de maconha e pouco mais de 671 quilos de cocaína.

Ainda de acordo com o delegado, além da droga apreendida, de 2015 até maio deste ano também foram efetuados 154 flagrantes, presos 260 adultos, entre brasileiros e estrangeiros, 16 menores apreendidos, 60 armas de fogo apreendidas e 65 veículos apreendidos, entre motocicletas e carros.

 

 

 

Casos de destaque    

Durante o balanço, o delegado Thyago Tenório citou dois casos de destaque, nos quais foram feitas as maiores apreensões de drogas.

345 quilos de maconha – O colombiano Carlos Alberto Cactos da Silva, 41, foi preso em flagrante no dia 15 de março deste ano, com 345 quilos de maconha do tipo skunk. O infrator foi preso em uma casa situada na Rua Garça Morena, Comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. A ação policial que resultou na prisão do infrator foi realizada em conjunto com policiais civis do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e 2ª Seccional Norte. A droga estava no interior de tubos de policloreto de polivinila, chamado popularmente de “PVC”. A mercadoria ilícita foi avaliada em mais de R$ 4 milhões.

300 quilos de maconha – Foram apreendidos 300 quilos de maconha do tipo skunk, embalados em 470 pacotes plásticos. A ação foi realizada no dia 26 de junho de 2015, data que marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A droga foi encontrada em uma palafita (casa de madeira erguida à beira de rios e igarapés), na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Iranduba, município distante 27 quilômetros em linha reta de Manaus. O possível guardador do carregamento conseguiu fugir do local antes da chegada da equipe do Denarc. A droga, avaliada em R$ 2,5 milhões, é de origem colombiana e está ligada à facção criminosa Família do Norte (FDN).

Estatística geral Depre/Denarc – período: 2015 - até maio 2016

154 flagrantes

260 adultos presos

16 menores apreendidos

60 armas de fogo apreendidas

49 carros apreendidos

16 motocicletas apreendidas

65 veículos apreendidos

2.109,153 t de drogas apreendidas, entre maconha e cocaína.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: crime, drogas, entorpecentes, policial, tráfico, Policial

+ Policial