Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Saiba como evitar que o computador seja hackeado

Publicado

em

Foto: Divulgação

Seu computador pode ser uma espécie de cofre: estão guardadas nele informações valiosas, como senhas e dados de contas bancárias. 

Em alguns casos, usuários têm suas senhas roubadas e compartilhadas com outras pessoas ou grupos, o que permite furtar suas identidades digitais e até dinheiro. Quando percebem o que aconteceu, já é tarde.

A BBC consultou especialistas para saber como descobrir se o seu computador já não é mais seguro e o que fazer diante de um ciberataque.

Ataques silenciosos
Jim Wheeler, diretor de ciberoperações da Protection Group International, explicou que qualquer computador ou conta digital pode ser hackeada.

O problema é que os usuários domésticos e empresas muitas vezes não sabem que estão sendo atacados. Em alguns casos, os usuários só percebem quando tentam acessar uma conta e não conseguem ou quando o computador fica mais lento. Geralmente, é difícil notar.

Mudança de senhas
O erro mais comum é usar a mesma senha em vários sites. E os hackers se aproveitam disso. Mas existe uma forma de conter os danos até depois de um ataque: mude a senha imediatamente.

Mas aí surge outro problema: como lembrar de senhas tão complicadas?

Uma boa ideia pode ser usar o gerenciador de senhas, um programa que permite armazenar todas de forma segura. Uma das sugestões de Wheeler é o LastPass, que é grátis.

O especialista conta que é "recomendável que as senhas sejam formadas por letras e números que não se repitam e que ao menos uma das letras seja maiúscula. Também use pelo menos um símbolo".

Os sinais

Segundo a Associação Nacional de Cibersegurança e Perícia Tecnológica (ANCITE) em Madri, na Espanha, um dos principais sianis de alerta é o comportamento diferente do computador, com programas que param de funcionar, arquivos com conteúdo trocado, flutuações repentinas na conexão com a internet ou erros ao acessar um serviço com sua senha.

Outro é o aparecimento de barras de ferramentas adicionais no seu navegador (pode ser um software malicioso). Fique atento caso janelas de publicidade apareçam com frequência enquanto você navega. Ou se o programa antivírus ou antimalware para de funcionar ou parece ter sido desabilitado.

O que fazer?

A ANCITE recomenda que os usuários façam periodicamente cópias de segurança de seus arquivos. Se você guarda tudo isso na nuvem, coloque senhas e não confie em serviços gratuitos.

Use programas antivírus e antimalware e os mantenha atualizados. Se você acha que algum hacker está usando seu computador remotamente, desconecte imediatamente da internet.

No caso de smartphones, não instale aplicativos que não venham de sites oficiais do seu sistema operacional. Habilite a verificação em duas etapas para aumentar a segurança. Nunca use a mesma senha em serviços diferentes de internet e mude estas senhas sem usar dados pessoais e públicos. Fonte: Site BBC.

 

 

Insegurança sem fim. O que Moro está fazendo?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.