Compartilhe este texto

Funcionários do Sine Manaus são qualificados para emissão da nova carteira de trabalho

Por Portal Do Holanda

31/05/2017 15h00 — em
Amazonas



Manaus/AM- Em parceria com o Ministério do Trabalho, o Sine Manaus conclui esta semana o processo de capacitação de todos os funcionários do órgão para a emissão da nova carteira de trabalho. A quinta e última turma a se adequar ao novo sistema é formada por 22 pessoas e começou a ser capacitada nesta quarta-feira, 31, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Amazonas (SRTE).

Com o treinamento, que é realizado durante dois dias e em tempo integral, o Sine Manaus – órgão administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) – espera alcançar a meta de atingir a excelência no atendimento ao trabalhador em relação ao serviço.

Todo informatizado e bem mais prático, o CTPSWEB 3.0 começou a ser implantado há dois anos no Brasil, com base na Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, e atendendo a uma determinação do Ministério Publico Federal (MPF).

No Amazonas, a inserção teve início no ano passado. Além de trazer mais agilidade na transmissão de dados, o novo sistema proporciona segurança ao processo de emissão do documento, que antes durava até 30 dias em média para chegar às mãos do trabalhador.

Um dos objetivos é reduzir em até 80% o número de fraudes, na hora da entrega da documentação exigida. A verificação das informações é feita por meio de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

A expedição do documento continua e é feita nos postos de atendimento da Galeria Espírito Santo, no Centro; da avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte; e às sextas-feiras, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), situada na avenida Ayrão, também no Centro.

Para a primeira via são exigidos comprovante de residência com CEP (contas de água, luz, telefone etc); RG, CPF, comprovação de estado civil (certidão de nascimento, para solteiros; ou de casamento, para casados).

Os mesmos documentos devem ser apresentados para a solicitação da segunda via, além do número da carteira de trabalho anterior (cópia da ficha de registro com carimbo do CGC/CNPJ da empresa; termo de rescisão ou extrato de PIS ou FGTS) ou Boletim de Ocorrência para casos de roubo ou furto.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: carteira de trabalho, Sine Manaus, Amazonas

+ Amazonas