Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Funcionários do Sine Manaus são qualificados para emissão da nova carteira de trabalho

Publicado

em

Manaus/AM- Em parceria com o Ministério do Trabalho, o Sine Manaus conclui esta semana o processo de capacitação de todos os funcionários do órgão para a emissão da nova carteira de trabalho. A quinta e última turma a se adequar ao novo sistema é formada por 22 pessoas e começou a ser capacitada nesta quarta-feira, 31, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Amazonas (SRTE).

Com o treinamento, que é realizado durante dois dias e em tempo integral, o Sine Manaus – órgão administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) – espera alcançar a meta de atingir a excelência no atendimento ao trabalhador em relação ao serviço.

Todo informatizado e bem mais prático, o CTPSWEB 3.0 começou a ser implantado há dois anos no Brasil, com base na Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, e atendendo a uma determinação do Ministério Publico Federal (MPF).

No Amazonas, a inserção teve início no ano passado. Além de trazer mais agilidade na transmissão de dados, o novo sistema proporciona segurança ao processo de emissão do documento, que antes durava até 30 dias em média para chegar às mãos do trabalhador.

Um dos objetivos é reduzir em até 80% o número de fraudes, na hora da entrega da documentação exigida. A verificação das informações é feita por meio de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

A expedição do documento continua e é feita nos postos de atendimento da Galeria Espírito Santo, no Centro; da avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte; e às sextas-feiras, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), situada na avenida Ayrão, também no Centro.

Para a primeira via são exigidos comprovante de residência com CEP (contas de água, luz, telefone etc); RG, CPF, comprovação de estado civil (certidão de nascimento, para solteiros; ou de casamento, para casados).

Os mesmos documentos devem ser apresentados para a solicitação da segunda via, além do número da carteira de trabalho anterior (cópia da ficha de registro com carimbo do CGC/CNPJ da empresa; termo de rescisão ou extrato de PIS ou FGTS) ou Boletim de Ocorrência para casos de roubo ou furto.

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.